Existem quatro valvas cardíacas no coração que são: Mitral ou bicúspide - Possui dois folhetos lembrando o formato de uma mitra. Permite o fluxo sanguíneo entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo. Tricúspide - Possui três folhetos.
Mitral ou bicúspide: apresenta dois folhetos e lembra uma mitra (um tipo de chapéu usado pelo bispo da Igreja Católica). Esta valva possibilita a fluxo sanguíneo entre átrio e ventrículo esquerdos. Tricúspide: apresenta três folhetos e possibilita o fluxo sanguíneo entre átrio e ventrículo direitos.
Válvulas átrio – ventriculares (AV): asseguram a saída do sangue dos átrios para os ventrículos. São as válvulas Tricúspide e Mitral. Válvulas Semilunares: permitem a saída de sangue dos ventrículos para as artérias. São as válvulas Pulmonar e Aórtica.
A válvula aórtica situa-se na abertura entre o ventrículo esquerdo e a aorta. A válvula aórtica se abre à medida que o ventrículo esquerdo se contrai para bombear sangue na aorta.
A válvula aórtica serve como a “porta” entre o coração e o resto do corpo. Cada gota de sangue ejetada pelo ventrículo esquerdo deve passar pela válvula aórtica.
- Fechada: são feitas incisões pequenas e a cirurgia é feita sobre o coração batendo. - Aberta: nela o peito do paciente é aberto e a operação feita sobre o coração. - Cirurgia moderna com coração batendo: o coração bate, mas é estabilizado para se ter uma área quase parada.
Constitui um risco para a vida ou função de um dado órgão ou tecido, dada sua localidade, condição do paciente, dificuldade técnica do procedimento, duração do mesmo.