Estéril e Não Estéril. Geralmente a gaze estéril é vendida em pacotes com menos quantidades, 5 ou 10 unidades, e a gaze não estéril é geralmente comercializada em pacotes com 500 und.
Gaze pacote com 500 unidades.
E sua principal função é impedir que patógenos externos contaminem o machucado, ou seja, basicamente falando, a gaze estéril serve para fazer curativos para proteger a ferida de bactérias contidas no ar, na roupa, na cama, no sofá entre outros.
adjetivo Que não tem a possibilidade de procriar, de gerar descendentes. [Figurado] Que não se consegue produzir; que não pode ser criado: território estéril; compositor estéril. [Figurado] Que não produz o resultado esperado; inútil, ineficaz. Que não se pode infectar; que não pode ser infectado; asséptico.
A atadura de crepom serve para apoiar um dispositivo médico, proteger e fixar curativos , restringir o movimento do curativo na ferida, também é utilizada em terapia compressiva afim de aliviar a dor e o inchaço, aplicações ortopédicas como imobilizações e enfaixamentos.
Existem inúmeros tipos de bandagens: · Circular: Essa atadura é enrolada em volta da parte lesionada. · Espiral: geralmente usado nas extremidades e consiste em enrolar todo o material pelo local lesionado, cobrindo apenas dois terços do curativo da volta anterior. Pode ser Ascendente, Descendente ou Reversa.
O ideal é que ela seja aplicada nas primeiras 24 até 48 horas, no máximo, e nunca super apertada. A ideia é reduzir o inchaço e não impedir que o sangue continue circulando no local. Para não correr o risco, fique atento à tensão que você vai aplicar na primeira volta que der no entorno do local com a atadura.
Advertências
Lavar a ferida com água fria corrente e sabão neutro ou soro fisiológico; Secar a ferida com gaze seca ou pano limpo; Cobrir a ferida com gaze seca e prende-la com um esparadrapo, band-aid ou curativo pronto, que se vende nas farmácias.
É possível reutilizar? Após a lavagem com água e sabão pode ser reutilizada. Como posso fixar a atadura? Pode ser fixada com fita ou esparadrapo.
Deve-se remover as crostas e os detritos com cuidado; lavar a ferida com soro fisiológico em jato, ou com PVPI aquoso (em feridas infectadas, quando houver sujidade e no local de inserção dos cateteres centrais); por fim fixar o curativo com atadura ou esparadrapo.
Assim, alguns passos que garantem uma cicatrização mais rápida e evitam o surgimento de cicatrizes feias e outras complicações, são: