O navegador Tor é o núcleo do projeto de anonimato na web, sem fins lucrativos, chamado de Tor Project. O browser é uma versão do Firefox dedicada para a segurança. Ele tem foco total em manter a identidade do usuário secreta, e, por isso, muitos aplicativos e funcionalidades não estarão disponíveis de maneira usual.
Para acessá-la, é necessário contar com o navegador Tor. O primeiro passo é baixar a versão mais recente do navegador Tor – sempre através do site oficial. O download está disponível para Windows, Linux, Mac e Android. A instalação é realmente simples, basta selecionar o idioma e escolher a pasta de instalação.
Chrome
O Tor direciona o tráfego da Internet por meio de uma rede sobreposta livre e de alcance mundial, consistindo de mais de sete mil retransmissores, para ocultar a localização e utilização do usuário de qualquer pessoa que realize vigilância de rede ou análise de tráfego.
Como o Tor funciona: Quando você já tem o Tor instalado em seu computador, ele oculta a sua identidade na rede e impede que qualquer interessado visualize as suas tarefas. Isso acontece graças a um complexo mecanismo que utiliza uma rede de transmissão de dados que passa por inúmeras máquinas.
VPN + Tor = melhor para a segurança Usar o Tor sobre VPN só aumenta a sua privacidade. Conecte-se à sua VPN e, em seguida, abra o navegador Tor para ter acesso à rede Tor sem que seu provedor de Internet seja capaz de identificá-lo como um usuário do Tor.
Como instalar o Tor no Android
No Windows 10, entre nas Configurações > Rede e Internet > Proxy; Depois, ative a opção Usar um servidor de proxy embaixo de “Configuração de proxy manual”; Em ambas as versões do Windows, coloque o endereço de IP e a porta do Proxy e depois clique em Salvar ou OK.
Ou seja, basicamente, uma VPN permite acesso remoto a recursos de uma rede local, ainda que você não esteja fisicamente conectado nessa rede. Também serve para garantir proteção durante a troca de informações pela internet em redes públicas.