O calor é compreendido a partir do trânsito de energia entre corpos e pode ser medido em calorias (cal) ou joules (j). Já a temperatura é medida em graus Celsius (ºC), Fahrenheit (ºF) ou Kelvin (K) e está relacionada com o nível de agitação de moléculas.
Quando foi criada, o astrônomo nomeou a escala de Centrígado, dado a característica de medida que apresenta cem intervalos entre os pontos de fusão e ebulição. Contudo, em 1948, a escala foi rebatizada de Celsius em homenagem ao seu criador e a fim de padronizar uma sigla segundo o Sistema Internacional de Unidades.
Exemplos desse tipo de transferência de calor são: as ondas eletromagnéticas do sol que conseguem aquecer o planeta Terra ou uma lareira que aquece as pessoas que ficam ao seu redor.
Apesar de muitas vezes a unidade de medição do calor ser a caloria (cal), conforme o Sistema Internacional, o calor é medido em joule (J). O nome é uma homenagem a James Prescott Joule, físico britânico que descobriu (junto com outros físicos) que a energia mecânica poderia se transformar em calor e vice-versa.
(e) Uma grandeza associada ao grau de agitação das partículas que compõe um corpo, quanto mais agitadas as partículas de um corpo, maior será sua temperatura.
Sabe como diferenciar calor e temperatura? Ainda não tem certeza? Então, veja rapidinho estes dois vídeos do Professor Bill Tyson. Aqui ele nos mostra como diferenciar essas duas grandezas, nos dando uma visão de como o calor funciona a nível molecular e como podemos medir a temperatura de forma bem simples, vamos ver?
Ainda que associados e utilizados como sinônimos, o calor e a temperatura têm características distintas. O calor é considerado como uma forma de energia, enquanto a temperatura é uma medida da energia cinética (agitação) dos átomos e moléculas que compõem um corpo.
Quando alguém diz que "está com calor", trata-se de um erro. Ninguém, nem nada, pode possuir calor. Calor não se possui e nem se armazena, o que a pessoa quer dizer refere-se a uma sensação térmica relacionada à alta temperatura do ambiente.
É conhecido como calor sensível, o calor (energia térmica) aplicado sobre algum corpo ou substância, que apenas causa uma mudança de temperatura, não ocorrendo a modificação do seu estado (sólido, líquido ou gasoso).
O calor é um tipo de energia que mede a energia cinética total das moléculas em um corpo, enquanto a temperatura é o estado quente ou frio da matéria. As medições de calor estão em Joules (J).
Ao tentar entender o conceito de calor e temperatura, o que é importante notar é que o calor aumentará ou diminuirá a temperatura. Um aumento no calor levará a um aumento na temperatura, enquanto uma diminuição no calor causará uma redução na temperatura.
O calor pode se propagar através da condução, da convecção ou da irradiação. As duas primeiras exigem o contato físico entre os corpos, a segunda atua através da propagação do calor por ondas eletromagnéticas, sem necessitar do contato.
Criada em 1742, pelo astrônomo sueco Anders Celsius, essa escala é baseada nos pontos de fusão e ebulição da água, que ocorrem nas temperaturas 0 °C e 100 °C. Em outras palavras ela parte dos pontos nos quais a água se torna gelo ou começa a evaporar, respectivamente.
A agitação das partículas de matéria aumenta quando há transferência de calor. O calor latente é a quantidade de calor necessária para transformar um sólido em líquido ou vapor, ou mudar o fluido para vapor sem alterar necessariamente a temperatura.
Outra diferença crítica é que o calor é energia, enquanto a temperatura é apenas uma medida de energia. Principalmente, o aumento no calor provoca um aumento no volume de matéria. Um exemplo rápido é uma banheira cheia de água e um copo cheio de água. Apesar de estar na mesma temperatura, os dois podem variar em termos de calor.
Em outras palavras, quão mais quente (alta temperatura) um corpo estiver, maior é sua energia cinética, ou seja, maior o nível de agitação das moléculas. Desse modo, quanto mais frio (baixa temperatura) um corpo apresentar, significa que o nível de agitação molecular é menor.
Então, neste vídeo, o Professor Thales vai aprofundar nos conceitos de tratam do calor sensível e calor latente. Além disso ele mostra como realizar os cálculos para descobrir a quantidade de calor envolvida na alteração da temperatura ou estado físico de um corpo.
Assim como a escala Celsius, a escala kelvin é também é centígrada, ou seja, possui um intervalo de cem divisões iguais entre os pontos de fusão e de ebulição da água, que são 273K e 373K.
A advecção, por outro lado, é a transferência de calor pelo fluxo de fluidos de um ponto para outro. Calor é em termos simples, transferido de um ponto quente para um ponto menos quente, independentemente ou através de um meio.
São dois conceitos da termologia, uma área da Física. Nela, o conceito de calor representa a energia calorífica, a capacidade de um corpo, de maior temperatura, transmitir parte dessa energia para outros, de menor temperatura.
Esses valores podem ser apresentados em três escalas diferentes: Celsius, Fahrenheit e Kelvin. Essas medidas possuem como referência o ponto de fusão (0 °C) e ebulição (100 °C) da água. Sendo assim, 0 °C = 32 °F = 273K e 100 °C = 212 °F = 373K.
Demos uma pincelada nos campos da Física que abordam as noções de calor e temperatura. Sabemos que a calorimetria é o campo que mais se aprofunda dentro dessas noções por meio da aplicação de fórmulas matemáticas que medem com precisam essas dinâmicas de mudança de calor nos corpos, certo?