Temperatura corporal: é o balanço entre o calor gerado e o perdido pelo corpo humano. Medida ou verificação da temperatura corporal: é um método de estimativa da temperatura central do corpo.
São eles: a temperatura, a umidade do ar, a pressão atmosférica e a radiação solar.
A temperatura varia não apenas de um lugar para o outro, mas também em um mesmo lugar no decorrer do tempo. Entre os fatores responsáveis por sua variação ou distribuição, destacam-se a latitude, a altitude e a distribuição de massas líquidas e solidas da Terra (maritimidade e continentalidade).
O ciclo diurno da temperatura está associado à variação da radiação ao longo das 24 horas do dia. Após o pôr do Sol, num dia sem nuvens e com pouco vento, a temperatura vai diminuindo, ocorrendo o resfriamento radiativo da superfície terrestre. ... Com o aquecimento solar, a temperatura volta a aumentar.
Mesmo em condições normais, a temperatura do corpo humano varia um pouco no decorrer do dia. Geralmente, ela baixa até cerca de graus de 35,5 graus centígrados durante a madrugada e aumenta para pouco mais de 37 graus no fim da tarde. Quando alguém está com febre de 38 graus no final da tarde.
O Sistema Internacional adota a unidade kelvin, por exemplo, como padrão para a grandeza temperatura. Essa unidade é muito utilizada em experimentos laboratoriais, mas, no dia a dia, a maioria dos países utiliza a unidade graus Celsius, que é derivada da unidade kelvin.
No Brasil, todas as medições são feitas através da Escala Termométrica Celsius (ºC), onde o termômetro é dividido em 100 partes iguais, ou seja, sua variação de temperatura vai de 0 ºC a 100 ºC.
Termômetro mede a temperatura dos sistemas físicos. Seus tipos mais comuns baseiam-se na dilatação do mercúrio e usam as escalas termométricas Celsius, Fahrenheit e Kelvin.
Temperatura ambiente, em termos laboratoriais, é a temperatura situada em 20 graus Celsius (68 graus Fahrenheit ou 293 kelvin). Também pode ser considerada como a temperatura do ar de um determinado local, medida por um termômetro de bulbo seco.
NÃO. POIS A TEMPERATURA DO CORPO HUMANO É 36 GRAUS.
A hipotermia é caracterizada pela temperatura corporal inferior a 35ºC, que acontece quando o corpo perde mais calor do que pode gerar, sendo normalmente causada pela permanência prolongada em ambientes muito frios.
Por outro lado, uma temperatura corporal muito baixa pode ocorrer a partir da exposição ao frio, choque , álcool, uso de drogas, certas doenças metabólicas como a diabetes ou o hipotireoidismo .
"Se em uma, no máximo duas horas, a temperatura não se elevar, leve a criança ao Pronto Socorro. A temperatura não precisa subir rapidamente, mas tem que apresentar elevação. Seis horas é muito tempo", alertou. "A hipotermia é perigosa.