Estrutura de uma fibra muscular. A fibra muscular é composta principalmente por miofibrilas. As miofibrilas são circundadas por um retículo endoplasmático especializado chamado retículo sarcoplasmático, que está posicionado paralelamente em relação às miofibrilas.
O tecido muscular é composto basicamente por três tipos de fibras musculares: oxidativas de contração lenta (Tipo I, vermelhas e aeróbicas), intermediárias de contração rápida (Tipo II B, oxidativas glicolíticas) e as glicolíticas de contração rápida (Tipo II A, brancas, anaeróbicas).
As fibras musculares podem ser classificadas através de suas características contráteis e metabólicas. São elas: fibras do tipo I (contração lenta) e fibras do tipo IIA e IIB (contração rápida). ... A velocidade de contração está diretamente relacionada à inervação da fibra muscular.
O tecido muscular é composto basicamente por três tipos de fibras musculares: oxidativas de contração lenta (Tipo I, vermelhas e aeróbicas), intermediárias de contração rápida (Tipo II B, oxidativas glicolíticas) e as glicolíticas de contração rápida (Tipo II A, brancas, anaeróbicas).
Alimentos fontes de fibras
O tecido muscular é classificado em três tipos: tecido muscular estriado esquelético, tecido muscular não estriado e tecido muscular estriado cardíaco.
O tecido muscular liso apresenta uma contração lenta e involuntária, ou seja, não depende da vontade do indivíduo. Forma a musculatura dos órgãos internos, como a bexiga, estômago, intestino e vasos sanguíneos. O tecido muscular estriado esquelético apresenta uma contração rápida e voluntária.
O tecido muscular estriado esquelético é aquela que recobre nosso esqueleto. Este tecido possui contração voluntária e uma pequena capacidade de regeneração. O tecido muscular cardíaco, como o nome indica, é aquele que forma o coração.
O tecido muscular liso possuí contração lenta e involuntária. o tecido muscular estriado esquelético possuí contração rápida e voluntária.
Em nosso organismo, temos diferentes tipos de tecido muscular, por exemplo, o músculo bíceps braquial é um tecido muscular estriado esquelético. Já o músculo presente no trato gastrointestinal, como por exemplo no intestino delgado, é um músculo liso.
O músculo cardíaco são os músculos que constituem o miocárdio, ou seja, são os músculos que estão no coração. O músculo esquelético são os que participam dos movimentos do nosso corpo e o nome correto é músculo estriado esquelético. Os músculos estriados são voluntários, ou seja, trabalho só se for da vontade dele.
O músculo estriado cardíaco é encontrado somente no coração, formando o miocárdio. Os músculos do coração têm contrações involuntárias e ritmadas e suas células são compostas apenas de um único núcleo, sendo por isso chamadas de células mononucleadas.
a) Ventre Muscular é a porção contrátil do músculo, constituída por fibras musculares que se contraem. Constitui o corpo do músculo (porção carnosa). b) Tendão é um elemento de tecido conjuntivo, ricos em fibras colágenas e que serve para fixação do ventre, em ossos, no tecido subcutâneo e em cápsulas articulares.
Tipos de músculos O corpo humano é formado por três tipos musculares diferentes: o estriado esquelético, o estriado cardíaco e o não estriado. Os músculos estriados esqueléticos estão normalmente associados ao sistema esquelético e possuem apenas movimentação voluntária, ou seja, sua contração é consciente.
Os músculos podem ser classificados didaticamente de acordo com a sua estrutura, a sua função e as suas características de contração....Classificação dos músculos