A informação mais importante sobre o átomo é o número de prótons que ele possui em seu núcleo. Esse número, chamado número atômico, determina qual é o tipo do átomo. Cada átomo está associado a um elemento químico específico. O átomo é a menor unidade do elemento, e cada elemento possui um número atômico único.
Resposta: o átomo possui um núcleo oco; dentro desse núcleo existem duas partículas: os prótons (carregados positivamente) e os nêutrons (possuem carga neutra); ... um átomo é identificado por um número específico, o número atômico (Z), que é igual ao número de prótons e de elétrons, e que caracteriza um elemento químico.
Desse modo, a menor parte ou partícula que conserva as propriedades de um elemento químico é um átomo só com aquele determinado número atômico. ... Assim, na Tabela Periódica, apresentada em ordem crescente de número atômico, é exatamente esse número que identifica e diferencia os elementos químicos uns dos outros.
Elemento químico é o conjunto dos átomos com o mesmo número atômico, ou seja, com a mesma quantidade de prótons em seu núcleo. ... O número atômico é a quantidade de prótons que um átomo possui em seu núcleo.
O número atômico é utilizado para determinar a quantidade de prótons e elétrons de um átomo e permite identificar um elemento químico. Número atômico é o código matemático utilizado como registro de identidade de cada elemento químico existente, ou seja, é o numeral que identifica um átomo como um elemento específico.
O número atômico, simbolizado pela letra Z, corresponde à quantidade de prótons existentes no núcleo do átomo de determinado elemento químico. Por exemplo, o número atômico do hidrogênio é 1, o que significa que ele possui somente 1 próton em seu núcleo atômico.
Para determinar o número de prótons e elétrons, basta lembrar que o número atômico é igual ao número de prótons e ao número de elétrons. Logo, o átomo de ferro apresenta 26 prótons e 26 elétrons. Obs.: Como o número de elétrons é igual ao número de prótons, esse átomo apresenta 18 elétrons.
Denomina-se elemento químico um conjunto de átomos que têm o mesmo número de prótons em seu núcleo atômico, ou seja, o mesmo número atômico (Z).