O Brasil é o maior país da América do Sul, assim como o quinto maior do mundo em extensão territorial.
O Mapa Político do Brasil, na escala 1:2.500.000, no qual cada 1cm equivale a 25km no terreno, consiste em uma representação cartográfica mural de todo o território brasileiro, representando a organização político-administrativa do país, compreendida por seus 26 estados e o Distrito Federal, e as sedes de todos os municípios brasileiros, além de outras informações cartográficas.
Agora que você já aprendeu bastante sobre a divisão territorial do Brasil, disponibilizamos um mapa da cultura e vegetação para imprimir e colar onde quiser.
No setor econômico, tem crescido de forma significativa. É considerado um país emergente, componente dos BRICS, e é um grande produtor agrícola e industrializado.
O Brasil é dividido em cinco regiões, elencadas por grandes diferenças culturais, e com 27 unidades federativas, seus Estados.
O Mapa também apresenta uma tabela que relaciona às unidades da federação, suas respectivas capitais, população residente estimada para 2021, área territorial, total de municípios e densidade demográfica, e ainda agrupa as UF's segundo as grandes regiões do Brasil.
Devido a sua ampla dimensão (1,8m x 2,26m), o mapa é disponibilizado por meio de um arquivo único e subdividido em 4 quadrantes, a fim de possibilitar sua impressão em gráficas convencionais e consequente manuseio. Por sua característica de "mapa mural", e por ser o maior mapa deste tipo produzido pelo IBGE, ele é normalmente utilizado para ser exposto em destaque, para sua ampla visualização.
Embora as estradas brasileiras detenham um alto custo e algumas deficiências, ainda são elas o principal meio de transporte no país. É estimado que cerca de 60% do total de cargas é transportado pela via rodoviária.
O critério adotado para toponímia de rios exteriores ao Brasil e capitais de países da América do Sul segue a publicação cartográfica recomendada pela UNGEGN - United Nations Statistics Division (Grupo de Peritos em Nomes Geográficos da ONU).
A versão 2021 da Mapa Político está disponível no formato GeoPDF, podendo ser acessada aqui e seus metadados podem ser encontrados no catálogo de metadados do IBGE.
Nós utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Para saber mais sobre como tratamos os dados pessoais, consulte nossa Política de Privacidade.
O mapa político é uma representação cartográfica mural de todo o território brasileiro, produzido nas escalas 1:5.000.000 e 1:2.500.000, contemplando informações sobre a divisão político-administrativa do Brasil através dos seus 26 estados e do distrito federal, as sedes de municípios compatíveis com as diferentes escalas de representação, além de outras informações cartográficas.
O mapa político também pode contribuir numa perspectiva para a compreensão da organização do território nacional, bem como na implantação e gestão de políticas públicas e investimentos.
O país é cortado pelo Equador, no Norte, e pelo Trópico de Capricórnio, no Sul, e banhado pelo Oceano Atlântico, sendo privilegiado por recursos hídricos. No Brasil, há um quantidade grande de rios e as principais bacias hidrográficas, entre elas a Bacia Amazônica, Bacia do São Francisco e Bacia do rio Paraná.
A unidade federativa, capital do país, consiste no local onde se reside o governo central e a sede administrativa nacional. No entanto, em níveis estaduais, as capitais configuram como os espaços de maior destaque social, cultural e econômico.
As regiões brasileiras nada mais são do que a divisão do território nacional em diferentes critérios. Esses englobam características físicas, tais como clima, vegetação e relevo; sociais, como quantidade de habitantes, Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e densidade demográfica; como também perfil econômico, cujos integram o produto interno bruto (PIB) e a industrialização.
Por conta das diferenciações existentes no Brasil, econômicas, sociais e culturais, o país necessitou a divisão em regiões. Isso, para que as suas características sejam preservadas e as necessidades alcançadas, dando origem ao mapa político.
Em síntese, o mapa político do Brasil permite visualizar a divisão regional, que consiste no agrupamento de Estados em municípios, em regiões. O seu principal fim é atualizar o conhecimento regional do país e tornar viável a definição de uma base territorial, isso com objetivos de levantamento e divulgação de dados estatísticos.