Em linhas gerais, o transtorno cognitivo leve, também chamado comprometimento cognitivo leve (CCL) caracteriza-se por alterações da memória, da orientação e da capacidade de aprendizado, além da diminuição da capacidade de concentração para a realização de atividades.
Também conhecido por declínio cognitivo leve ou transtorno cognitivo leve, esse tipo de déficit de memória deve ser entendido como uma perda discreta de memória, não demencial, cuja causa vai desde estresse ou noites mal dormidas até fases iniciais de processos da doença de Alzheimer.
Problemas cognitivos ocorrem quando uma pessoa tem dificuldades no processamento de informações, incluindo tarefas mentais como atenção, raciocínio e memória. Aproximadamente 20% das pessoas que se submetem à quimioterapia apresentam problemas cognitivos, incluindo as crianças.
As principais funções cognitivas são: percepção, atenção, memória, linguagem e funções executivas. É a partir da relação entre todas estas funções que entendemos a grande maioria dos comportamentos, desde o mais simples até as situações de maior complexidade, e que exigem atividades cerebrais mais elaboradas.
A MEMÓRIA COMO PROCESSO COGNITIVO: A memória é a função cognitiva que nos permite codificar, armazenar e recuperar informações do passado. É um processo básico para a aprendizagem, pois é o que nos permite criar um sentido de identidade.
Praticar esporte ajuda você a pensar melhor e mais rapidamente. Pesquisadores mostram que a prática de exercícios aeróbicos melhora o desempenho em atividades cognitivas.
Os exercícios cognitivos têm como objetivo a estimulação de funções como memória, atenção, linguagem, percepção e funções executivas, a partir da realização de tarefas orais e escritas.
O estímulo cognitivo foi relacionado à melhoria do desempenho de habilidades como memória, raciocínio, concentração e atenção. ... O idoso institucionalizado vivencia uma rotina generalizada limitada às necessidades biológicas em detrimento do estímulo das funções cognitiva e motora.
O programa é voltado principalmente para idosos, mas é indicado, também, para pessoas que apresentam declínio em suas funções cognitivas. “A estimulação cognitiva atua diretamente nos mecanismos ligados à plasticidade cerebral (processo adaptativo do cérebro).
São eles: jogos de desafio, jogos de tabuleiro e jogos cognitivos eletrônicos. ... Os jogos cognitivos eletrônicos propõem desafios que exigem o exercício de aspectos cognitivos como memória, raciocínio lógico, cálculo, criatividade, resolução de problemas e atenção, por exemplo.
Foi possível observar a partir da aplicação da atividade que, os jogos eletrônicos melhoram habilidades cognitivas como, a atenção, concentração, a visão, habilidades estratégicas, raciocínio lógico, capacidade de responder aos estímulos rapidamente e motivação para não desistir mesmo não conseguindo encontrar a ...
No que se refere a esse aspecto, Vigotsky (1989) destaca que o jogo cria Zonas de Desenvolvimento Proximal (ZPD). Assim, o jogo traz benefícios sociais, afetivos e cognitivos para a criança e permite trabalhar aspectos como a imaginação, a imitação e a regra.
Cognição é uma palavra associada ao processo de aprendizado e elaboração do conhecimento. É a partir do processo cognitivo que o ser humano consegue desenvolver suas capacidades intelectuais e emocionais, isto é, linguagem, pensamento, memória, raciocínio, capacidade de compreensão, percepção etc.
Alguns exemplos de habilidades cognitivas incluem: Habilidades motoras. Memória. ... Algumas dessas habilidades podem ser usadas para apoiar outras categorias e, mais importante, podem ajudar a fornecer um meio para integrar as informações na mente, para que possam ser compreendidas.
Neste contexto, o desenvolvimento cognitivo tem importante destaque. Cognição significa processar informações com a finalidade de perceber, integrar, compreender e responder adequadamente aos estímulos do ambiente, levando o indivíduo a pensar e avaliar como cumprir uma tarefa ou uma atividade social.
substantivo feminino Ação ou efeito de perceber, de compreender o sentido de algo por meio das sensações ou da inteligência: percepção do sofrimento, do clima. Juízo consciencioso acerca de algo ou alguém: é necessário entender a percepção do certo e do errado.
A percepção humana é uma ponte de duas vias entre identidades e interações, possuindo, assim, uma característica dinâmica, pois o observador não faz um registro passivo dos acontecimentos externos; ao contrário, ele interfere em todas as fases do processo de percepção, colocando seus próprios dados internos.
Tipos de Percepção
A percepção refere-se à função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais. Através da percepção um indivíduo organiza e interpreta suas impressões sensoriais dando significado ao seu meio.
A importância da percepção humana •Percepção “é o processo pelo qual as pessoas tomam conhecimento de si, dos outros e do mundo à sua volta”. Provoca reflexões críticas gerando nas pessoas a necessidade de reavaliarem suas próprias crenças como mecanismo de preservação da qualidade de vida e da sua identidade humana.
Dentre as principais características da percepção, pode-se citar: atenção; interpretação; sensação.
Transtorno de percepção está ligado as funções neuropsicológicas, que sofreram lesões, prejudicando a parte de associação sensorial. Basicamente estão ligadas aos sentidos do ser humano. Temos as agnosias (dificuldade no reconhecimento de formas básicas) que são divididas em táteis, visuais e auditivas.
29 sinônimos de percepção para 6 sentidos da palavra percepção:
É o processo cognitivo que permite interpretar o ambiente com os estímulos que recebemos através dos órgãos sensoriais. Esta importante habilidade cognitiva é essencial para a vida cotidiana porque permite compreender o ambiente. É possível treinar e melhorar a percepção com a estimulação cognitiva.
A sensação é basicamente uma resposta de um receptor sensorial a estímulos externos, ou seja, é uma resposta fisiológica do organismo. ... A percepção, por outro lado, é o julgamento dado pelo sujeito com base nas informações das sensações. É a interpretação por parte do indivíduo do que foi captado pelos sentidos.
Na psicologia, o estudo da percepção é de extrema importância porque o comportamento das pessoas é baseado na interpretação que fazem da realidade e não na realidade em si.
Do ponto de vista da análise do comportamento, o que chamamos de atenção não difere do que chamamos de percepção; estamos, no caso da atenção, mais uma vez falando de controle de estímulos, portanto, de uma relação entre condições antecedentes e respostas operantes.
O processo perceptivo é uma ferramenta fundamental nos relacionamentos, pois aguça a interpretação de sinais interiores e exteriores. Provoca reflexões críticas gerando nas pessoas a necessidade de reavaliarem suas próprias crenças como mecanismo de preservação da qualidade de vida e da sua identidade humana.
Qual a importância do estudo da sensação e percepção para se compreender melhor o comportamento humano? Importância grande, pois mostram como o ser humano age em determinadas situações, ajuda a compreender como ele se comporta em determinados pontos.