Possíveis riscos do cateterismo
Como o cateterismo cardíaco é realizado? É um exame invasivo no qual é introduzido um cateter (um tubo comprido, fino e flexível) em uma veia ou artéria. A incisão costuma ser feita na prega interna do cotovelo, punho ou então na virilha.
O cateterismo cardíaco é um exame invasivo, em geral realizado com o paciente sedado. É realizado através da introdução de um fino cateter nas artérias do braço ou da perna, conduzido até o coração.
Neste procedimento, o cateter é inserido através de uma artéria, de uma perna ou de um braço até o coração. O cateterismo, não é uma grande intervenção cirúrgica, mas é feito no hospital, em máquina de exame específica que emite radiação (mais do que as radiografias comuns) e onde se utiliza contraste venoso.
A Angioplastia Coronária ou Intervenção Coronária Percutânea é o tratamento não cirúrgico das obstruções das artérias coronárias por meio de cateter balão, com o objetivo de aumentar o fluxo de sangue para o coração.
A angioplastia com stent é um procedimento médico realizado com o objetivo de restaurar o fluxo sanguíneo por meio da introdução de uma malha de metal no interior do vaso obstruído.
Angioplastia é um procedimento que visa à restauração do fluxo arterial (sangue rico em oxigênio que irriga os tecidos) pode ser realizada na maioria das artérias.
A angioplastia dos membros inferiores é realizada para desobstruir as artérias da perna de forma minimamente invasiva. É feita através de uma punção na pele com a utilização de cateteres, stents e balões endovasculares.
Como é realizada a angioplastia? Na angioplastia, um discreto cateter com um balão é introduzido no corpo, geralmente através da artéria femoral, por meio de uma pequena incisão realizada na virilha. Depois disso, o cateter é guiado até o lugar obstruído.
O que são doenças vasculares? Qualquer doença que altere e afete a integridade dos vasos sanguíneos pode ser entendida como uma doença vascular. Por consequência, elas fazem com que a circulação do sangue pelo corpo também seja afetada, sobretudo nos braços, pernas, pés e cabeça.
Sintomas
Tratamento: em casos mais simples, o tratamento pode ser feito à base de medicamentos anticoagulantes ou fibrinolíticos. Caso o tratamento clínico não seja suficiente, o médico pode recomendar a realização de um procedimento cirúrgico para a remoção do coágulo.