Hoje o Google pode se orgulhar de ser o buscador de referência na Internet, mas a verdade é ele que não é o único. Existem diferentes modelos de motores de busca que oferecem uma ampla gama de resultados e funções de privacidade. Cada um deles usa seu próprio algoritmo, permitindo assim a exibição de uma grande variedade de resultados. Apresentamos aqui a nossa seleção de motores de pesquisa alternativos ao Google, além de explicarmos o que são os motores de pesquisa da Internet e quais são os mais utilizados. Não perca e continue lendo!
Apesar de ser a ferramenta mais popular da internet, ele está longe de ser a única. Existem muitos motores de busca alternativos que, certamente, precisam estar no radar de quem trabalha com Marketing Digital e tem o SEO (Search Engine Optimization) como uma das principais estratégias.
Precisando de acesso a um conteúdo livre de direitos autorais exclusivos? O Creative Commons (CC Search) é o site de pesquisa ideal. Ele realiza buscas em outras plataformas de imagens e vídeos - tais como o Flickr, SoundCloud, YouTube e outros - e compartilha com o usuário somente aqueles que não têm direitos autorais reservados.
Conhecida como o “Google da China”, a Baidu foi fundada por Robin Li e Eric Xu em 2002. Apesar de contar com diferentes serviços, como plataformas de mapas e notícias, a empresa se destaca pelo motor de busca, que figura, hoje, como o número um na China.
Entre os buscadores alternativos, o Ecosia se destaca pelo compromisso ecológico, pois destina 80% de sua receita para o plantio de árvores em diferentes partes do mundo. É uma opção muito boa porque você pode obter bons resultados digitais e naturais.
Quando se trata de privacidade, a DuckDuckGo aposta nela como uma vantagem competitiva. Apresenta um espaço onde você não pode relacionar históricos de pesquisa a si mesmo. Por isso é uma opção muito boa para quem se preocupa com a privacidade e que possui uma interface simples e organizada.
É um motor de busca que possui respostas detalhadas e específicas. Destaca-se entre os buscadores alternativos ao Google por apresentar uma ampla gama de utilitários educacionais. As buscas podem ser realizadas por meio de perguntas ou comparações para obter diferentes estatísticas e oferece um resultado para problemas matemáticos por meio de equações e teoria. Você pode gerar integrações automaticamente, bem como gráficos de números complexos. Apresenta também funcionalidades na área da geometria, visualização ou conveniência linguística, entre outras.
Com mais de 20 anos de história, o mecanismo de busca russo permite que os usuários pesquisem sites, imagens, vídeos e notícias. Além disso, por ter sido criado especificamente para este público, o Yandex é considerado a melhor opção para pesquisas em língua russa.
Apesar de ser bastante semelhante ao Google em termos de design, o Baidu é fortemente censurado para atender às rígidas leis do país asiático. Lembrando que o buscador chinês não opera mais no Brasil desde 2018, quando decidiu encerrar totalmente as operações no país.
Segundo a análise do StatCounter, o Bing se destaca como o segundo site mais utilizado no mundo quando o assunto são motores de busca. Anunciada pela Microsoft em 2009, a ferramenta veio para substituir o Live Search e conseguiu alcançar um bom número de novos usuários.
O site exibe resultados de pesquisa com imagens, vídeos, notícias e mapas. É possível filtrá-los de acordo com o país no qual você se encontra e também pela data em que eles surgiram na web.
É a ferramenta digital mais utilizada no mundo, pois nos dá a oportunidade de encontrar todas as informações que desejamos em forma de resultados na World Wide Web. Esses resultados dependem de muitos fatores, como a precisão de nossas pesquisas e as palavras-chave que usamos.
É praticamente automático: assim que surge uma dúvida ou precisamos obter alguma informação, instantaneamente recorremos ao Google. Não por acaso, quando falamos em motores de busca, o Google figura como o primeiro da lista hoje.
Se o que você quer é um site de pesquisas que não rastreie seus dados ou salve o seu histórico de pesquisas, o StartPage é uma boa opção. Seu visual é bem simples e, ao contrário do Google, ele não conta com filtros para imagens, vídeos, notícias ou mapas. O StartPage também permite que o usuário navegue em modo anônimo através de sua criptografia SSL.
Para encerrar a lista de motores de busca, resolvemos trazer uma ferramenta que tem chamado a atenção por entregar mais privacidade no mundo on-line: o DuckDuckGo. Além de não apresentar anúncios, ele não coleta informações do usuário e nem faz armazenamento dos históricos de pesquisa.
Segundo a própria empresa, que está sediada na Pensilvânia, o DuckDuckGo é especialmente indicado para quem está cansado de ser rastreado e quer retomar o controle das informações pessoais.
O Qwant é um site de pesquisas que tende a ser ainda mais rápido com o Google, porém com um menor número de resultados, que se dividem em categorias como “Internet”, “Novidades”, “Imagens”, “Vídeos”, “Social”, “Maps” e outras categorias. Também é possível alterar configurações como tamanho, cor, tipo de imagem, entre outros.
O Google é o motor de busca na web mais importante do mundo e o mais utilizado. É capaz de fornecer 22 recursos além da palavra original. Ele também coleta previsões tecnológicas, fusos horários, mapas, listas de filmes, resultados esportivos, preços de ações…
O Ask é um site de pesquisas com interface em inglês que mostra, em sua página inicial, notícias do mundo todo sobre TV, cultura, música, viagens, entre outras categorias. É possível pesquisar com filtros para texto e vídeos e verificar sugestões de termos dadas pelo próprio site. Infelizmente, o Ask não conta com resultados de imagens.
As estatísticas não deixam dúvidas: estar bem posicionado no Google é fundamental para as empresas que desejam ter serviços ou produtos encontrados na internet.
É um motor de busca muito completo, pois oferece a oportunidade de dividir os resultados em diferentes temas: desporto, música, finanças… Desta forma, recebe facilmente as informações mais recentes.