No judô há três formas de pontuação que variam de acordo com o golpe aplicado pelo judoca: ippon, wazari e yuko. IPPON: O golpe é o nocaute do esporte. Quem consegue aplica-lo, conquista no momento a vitória da luta.
Principais golpes de Judô
Os pontos válidos são divididos da seguinte maneira: um ponto para golpe no protetor de tórax, dois pontos para chute giratório no tronco, três pontos para chute na cabeça e quatro pontos para chute giratório na cabeça. ... Essa pontuação é chamada de golden point e é conquistado por qualquer golpe executado.
Pontuação
Há três tipos de pontuação: ippon, wazari e yuko. O ippon ocorre quando o golpe é aplicado com força, velocidade e controle e o oponente cai perfeitamente de costas no tatame ou quando o adversário é imobilizado por 20s.
Até 2016, o segundo waza-ari para o mesmo judoca , em uma mesma disputa, valia como um Ippon e significava o fim da luta com vitória do judoca que marcou os dois waza-ari. Porém, com a mudança na regra em 2017, não existe mais o Awasete, ou seja, essas pontuações não se juntam para formar um ponto inteiro.
Wazari - meio ponto, dois wazari valem um ippon e termina o combate logo após o segundo wazari.Um Wazari é um "Ippon" que não foi realizado com perfeição....
Ippon (一本 um) é um termo utilizado em competições de artes marciais japonesas, como karatê e judô, atribuída a um golpe "perfeito".
Os pontos serão assinalados pelo árbitro central da luta sempre que o atleta estabilizar por 3 (três) segundos a posição conquistada. ... O atleta que estiver se defendendo de uma raspagem e projetar o adversário ao solo de costas ou de lado não recebera os dois pontos ou a vantagem referente à queda.
Pontuação Waza-Ari O Waza-Ari vale meio ponto. Dois Waza-Ari valem um Ippon e terminam o combate.
WAZARI – Equivale a meio ponto; diferentemente do Yuko de do Koka, o Wazari é cumulativo, e após o segundo Wazari (wazari-awasete-ippon) você tem um Ippon, e o término do combate. ... IPPON – É o golpe perfeito, o nocaute do Judô, e que equivale a um ponto com finalização do combate.
O ippon é conquistado quando um judoca consegue derrubar o adversário, imobilizando-o, com as costas ou ombros no chão durante 30 segundos. Quando o ippon é concretizado o combate se encerra. Wazari: Outra forma de conquistar o ippon é através da obtenção de dois wazari, que valem meio ponto (vantagem).
REGRAS DO BOXE PROFISSIONAL
No dia 7 de setembro de 1892 foram introduzidas no boxe as chamadas Regras do Marquês de Queensbury, que se tornaram a base do pugilismo moderno.
O objetivo dos atletas é desferir o maior número de golpes perfeitos no adversário ou conseguir nocauteá-lo. A luta com o tempo regulamentar tem, para a categoria masculino, três rounds de 3min cada e, para a categoria feminino, são quatro rounds de 2min cada.
Algumas ações são impedidas por normas gerais. São elas: golpear o adversário abaixo da cintura; chutar; atacar o adversário quando ele estiver caído; morder a orelha; atacar com a parte interna da mão, antebraço ou cotovelos; agarrar-se nas cordas de limite; agarrar o adversário em excesso.
Os golpes permitidos são aplicados na parte frontal do adversário, como no rosto e no abdômen. Há golpes retos e curvos e os mais comuns são o jab, o cruzado, o direto e o gancho. ... Por exemplo, a combinação de jab-cruzado é muito comum. Os golpes baixos são os aplicados abaixo da cintura e não são permitidos no boxe.
- Não são permitidos: joelhadas, cotoveladas, puxar o cabelo, atingir os olhos, estrangulamentos, entre outros de caráter violento ou desleal. - A luta deve ocorrer apenas na área do círculo azul escuro do tapete. O anel laranja é considerado uma área de "passividade" em que não pode ocorrer a luta.
Os principais golpes do boxe são: direto; jabe; cruzado; gancho; uppercut e jab-direto.
Se uma contusão sofrida por manobra ilegal acidental for severa demais e causar a interrupção da luta pelo árbitro, a luta deve resultar em no contest se for interrompida antes de completar dois rounds disputados (em lutas de 3) ou antes de completados três rounds (em lutas de 5).
As lutas faziam parte dos esportes olímpicos praticados na Grécia Antiga no século VII a.C. Já a luta estilo livre é bem mais recente. Ela surgiu, na segunda metade do século XIX, em terras britânicas. Foram os imigrantes desta região que levaram a luta estilo livre para os Estados Unidos no final do século XIX.
Resposta: O atleta vencedor abre os braços e dança em volta do oponente, cantando e imitando uma ave. O Aipenkuit têm certa semelhança no desenvolvimento da luta com o Idjassú. Não existe um juiz, e sim um observador indígena denominado de "dono da luta", cabendo aos atletas, reconhecer a derrota, vitória ou empate.
Aipenkuit é um estilo de wrestling tradicional brasileiro dos Paracatejê-gavião, do Pará, e dos Tapirapé e Xavante do Mato Grosso. Faz parte do Jogos dos Povos Indígenas como parte da modalidade luta corporal que é praticada como modalidade de demonstração.
idjassú: o vencedor abre os braços e dança em volta do oponente, cantando e imitando uma ave. aipenkuit: os próprios atletas reconhecem o vencedor, o perdedor, e se houve empate no duelo, cabendo ao dono da luta apenas iniciar o combate e mante-lo integro.
Regras. O ambiente comum para que ocorram as disputas, deve ter solo com areia, argila ou grama, pois a regra básica do combate é derrubar o oponente no chão e encostar suas costas o suficiente para que seja considerado dominado. O sinal escolhido pelos caboclos e mantido pelos desportistas.
Oriunda das práticas de lazer dos caboclos da região do Arari, na ilha do Marajó, esta arte reúne características próximas a outras artes marciais como a Grego Romana, por exemplo. A Luta Marajoara foi praticada originalmente na Ilha do Marajó, região Norte do Brasil.