Equipamentos de laboratório de análises clínicas e suas funções
Materiais e equipamentos de laboratório
São feitas de vidro temperado, dessa forma aguentam temperaturas muito elevadas. As que não podem ser aquecidas são: Vidro de Relógio, Funil de Haste longa, Pipeta Graduada, Pipeta Volumétrica ( Não pode ser aquecida pois possui grande precisão de medida) e Proveta ou Cilindro Graduado.
Desse modo, cada vidraria para laboratório possui sua peculiaridade e é destinada a um papel. Alem disso podem ser divididos em dois grupos basicamente: Os de precisão - que não podem ser levados à estufa, pois a alta temperatura alteraria sua propriedade de medição com precisão. Ex.: pipetas, buretas, provetas etc.
A volumétrica apresenta apenas uma marcação de volume (1 mL, 2 mL...), por isso apresenta maior precisão em comparação à graduada, que apresenta várias indicações de volume. No preparo de soluções, é preferível a utilização de vidrarias volumétricas, com o intuito de se evitar erros no preparo delas.
A vidraria de laboratório precisa estar limpa fisicamente, quimicamente e biologicamente, isento de graxas e gorduras. ... A s vidrarias contaminadas devem ser colocadas em desinfetante químico (hipoclorito a 1%), imediatamente após o uso, antes de serem lavadas e reutilizadas.
3. Quais são os materiais de vidro que apresentam precisão na medida volumétrica e quais devem ser os cuidados para a lavagem e secagem dos mesmos? Os materiais de vidro que apresentam precisão na medida volumétrica são pipeta, graduada e volumétrica, proveta e balão volumétrico.
O hidróxido de potássio em álcool é uma solução poderosa para limpeza de vidraria [1, página 28]. Uma solução de soda cáustica é muito eficaz para a remoção de películas gordurosas no vidro [2, página 46 e 3, página 40].
Alguns laboratórios usam Solução Sulfocrômica, que é uma mistura de ácido sulfúrico, dicromato de potássio e água. ... Para síntese ou manuseio de materiais cerâmicos, uma solução bem diluída de ácido fluorídrico é usada para dissolver sílica, quartzo entre outros resíduos cerâmicos que podem estar na vidraria.
1º passo: Prepare uma solução saturada de água e KOH (hidróxido de potássio). 2º passo: Dilua com o mesmo volume de álcool comercial. 3º passo: Acrescente mais água até solubilizar qualquer precipitado. Não utilize esse tipo de limpeza em material aferido, pois ele perde a calibração.
As lâminas e lamínulas devem ser lavadas, com água e sabão ou detergente neutro, com muito cuidado para não riscar, o que comprometeria a leitura em microscópio. Depois de lavadas devem ser imersas em ácido acético glacial durante 10 minutos e secas com lenço de papel macio.
Use gaze para esfregar cada lâmina individualmente, em ambos os lados, até limpá-las completamente. Certifique-se de deixar as lâminas na água por no máximo alguns dias. Se deixá-las por semanas ou mais, corre-se o risco de a água evaporar. Isso deixará resíduos de detergente de difícil remoção nas lâminas.
A vidraria em geral pode ser lavada simplesmente com água, água e sabão ou por meio de soluções especiais, como o detergente Extran, solução de ácido nítrico a 10% ou ainda solução sulfocrômica.
O que eu faço para remover o que fica grudado é colocar um pouco de água com pouco detergente e uma quantidade de arroz cru, uma colher de sopa já é suficiente.. Feito isso, só agitar que limpa tudo.. Depois só enxaguar, secar e guardar.