Os ciclos biogeoquímicos, também chamados de ciclos da matéria, podem ser definidos como processos naturais em que ocorre a ciclagem dos elementos, ou seja, sua passagem do meio ambiente (componentes físico-químicos) para os organismos vivos e destes de volta para o meio.
O ciclo da água envolve processos, como evaporação, condensação, precipitação e infiltração. Quando a água cai sobre o ambiente terrestre, ela infiltra no solo, indo parar nos lençóis freáticos. Os seres vivos ingerem ou absorvem a água do ambiente e utilizam-na em diversas reações que ocorrem em seus organismos.
A essa transformação e circulação da água dá-se o nome de ciclo da água ou ciclo hidrológico, que se desenvolve através dos processos de evaporação, condensação, precipitação, infiltração e transpiração.
O ciclo da água, também chamado de ciclo hidrológico, ocorre por meio das mudanças dos estados físicos e da movimentação da água pelos seres vivos e pelo meio ambiente. Esse ciclo depende diretamente da energia solar, dos movimentos de rotação da Terra e, até mesmo, da gravidade.
É o ciclo da água em que o vapor da água é resfriado, fica retido na atmosfera e passa para o estado de condensação na forma de gotículas formando nuvens ou nevoeiros. O processo de condensação, portanto, é a mudança do estado gasoso da água para seu estado líquido.
A condensação ocorre porque a temperatura em grandes altitudes é inferior à da superfície da Terra, ocasionando assim a passagem do estado gasoso para o líquido. Quando ocorre a condensação, essas pequenas gotículas de água formadas darão origem às nuvens.
Quando a água evapora, ela sobe ao céu e forma nuvens. Quando uma frente fria chega e passa por ela, ela condensa e passa a virar líquido, e como ele é pesado ele cai para o chão novamente. E neve e granizo acontecem quando essa massa de ar gelado é gelada o suficiente para condensar e congelar a água.
Os estados físicos da água dizem respeito a esta substância extremamente importante para a existência dos seres vivos. Se não fosse ela, não existiria vida na Terra. Isso só é possível graças às suas propriedades físicas e químicas. Ela pode ser encontrada na natureza em três estados físicos: sólido, líquido e gasoso.
As substâncias podem ser encontradas na natureza em três estados físicos, são eles: sólido, líquido e gasoso. Eles também podem ser chamados de fases da matéria ou estados de agregação da matéria. ... Isso explica porque a matéria no estado líquido pode escoar e ocupar o volume do recipiente que a contém.
A água no estado líquido é encontrada em mares, oceanos, lagos, rios, fontes e nos seres vivos. ... A água no estado sólido é o gelo. Na natureza, encontramos em diversas formas como neve, nuvens, granizo, geada, icebergs e nas calotas polares.
A mudança de estado físico ou de agregação da matéria que ocorre com a passagem do líquido para o gasoso é denominada vaporização. Porém, existem três tipos de vaporização, que são: evaporação, ebulição e calefação.
A solidificação é uma mudança de estado físico das substâncias, que passam do estado líquido para o sólido, como quando fazemos gelo, por exemplo.
A passagem do estado sólido ao estado líquido é chamada de fusão, ou, como popularmente é conhecida, derretimento. O gelo, tanto das calotas polares, quanto do nosso copo de suco, se tornando água líquida é um exemplo de fusão.
Solidificação: passagem da fase líquida para a sólida. Exemplo: água líquida colocada no congelador para formar gelo. Condensação: passagem da fase gasosa para a líquida. Exemplo: o vapor da água se transformando em gotículas de água quando sua temperatura fica abaixo de 100 ºC.
As mudanças de estado físico incluem fusão, vaporização, solidificação, liquefação ou condensação e sublimação. Conforme explanado no texto Estados Físicos da Matéria, os três estados físicos ou de agregação básicos da matéria são sólido, líquido e gasoso.
A passagem direta do estado sólido para o estado gasoso sem passar pelo estado líquido é definida como sublimação. Tal processo só ocorre em condições adequadas de pressão e temperatura.
Os estados de agregação da matéria são: sólido, líquido e gasoso. Eles são definidos de acordo com a energia e a força de coesão entre as moléculas. A matéria pode ser encontrada em três estados de agregação, também conhecidos como estados físicos, são eles: sólido, líquido e gasoso.
Estado de agregação é uma forma de descrever como as partículas componentes de um material estão arranjadas umas com as outras. Quando estão muito próximas, dizemos que o estado de agregação é denso, ou seja, o estado de agregação é do tipo de um sólido.
A matéria pode ser encontrada em três estados: sólido, líquido e gasoso. O que determina o estado em que a matéria se encontra é a proximidade das partículas que a constitui. ... Esses estados de agregação da matéria também são chamados de estados físicos da matéria.
Na natureza, podemos observar três estados principais de agregação da matéria: sólido, líquido e gasoso. As características principais de cada um são as seguintes: Estado sólido: forças de coesão intensas entre as suas partículas; forma e volume bem definidos.
GNo nosso cotidiano é muito comum vermos substâncias nos chamados três estados (de agregação ou físicos) da matéria, que são: sólido, líquido e gasoso.
Estados físicos da matéria
Estados Sólido, Líquido e Gasoso No estado sólido as moléculas que compõem a matéria permanecem fortemente unidas e possuem forma própria e volume constante, por exemplo, o tronco de uma árvore ou o gelo (água em estado sólido). ... Neste estado, a substância apresenta forma e volume variáveis.
Estados físicos da matéria
Sólido: Possui volume e forma constante. Possuem menor energia cinética, e maior energia potencial(armazenada), são mais estáveis. Líquido:Possui volume constante e forma variável. Gasoso:Possui volume e forma variável.
Sólido, Líquido e Gás. ... Quanto mais perto as moléculas se encontrarem, podemos dizer que mais "sólida" a substância será. À medida que as moléculas se distanciam a substância vai se tornando líquida e, distanciando-se ainda mais, torna-se um gás.