Cebola combate dezenas de doenças e ajuda a emagrecer; confira 7 benefícios
A cebola se tornou popularmente conhecida como um "imã" de vírus e bactérias, funcionando como um descongestionante natural. Por isso, muitas mães e pais passaram a colocá-la cortada no quarto dos seus filhos resfriados durante a noite para que eles tenham um sono mais tranquilo.
Podem também ser utilizadas em conjunto com cebolas comuns e ser cozinhadas fritas, assadas ou grelhadas. Utilize-as para aromatizar sopas e molhos. Todas as cebolas Pearl podem ser assadas, grelhadas ou caramelizadas, como qualquer outra cebola. Acrescente-as a qualquer prato salgado, tando cruas, como cozinhadas.
Estudos comprovam que o alho e a cebola podem prevenir e tratar doenças, como gripe, diabetes e até reduzir os riscos de câncer. ... Entre os carros chefe nutricionais da cebola e do alho está o selênio, um poderoso antioxidante que fortalece o sistema imunológico e afasta o risco de tumores.
O alho e a cebola, inclusive, são ótimos aliados para reduzir as quantidades de sal usadas nas receitas. Seu prato ganha tempero e sabor sem prejudicar o coração. Isso porque, o sódio, presente no sal, é um dos maiores vilões da hipertensão.
Além disso, reduz os níveis de colesterol "ruim" (LDL) e controla a hipertensão —que são fatores de risco para as doenças do coração. Com isso, previne infartos e AVC (acidentes vasculares cerebrais). A cebola roxa possui também antocianinas, um antioxidante que reduz o risco de problemas cardíacos.
Isso porque a cebola possui diversos nutrientes, e também é rica em fibras e vitaminas como tiamina (vitamina B1), riboflavina (vitamina B2), vitamina C. Ela conta ainda com alguns minerais como cálcio, ferro, fósforo, magnésio, potássio, sódio e selênio.
Normalmente utilizada como tempero ou acompanhamento, a cebola é um alimento essencial na cozinha brasileira, podendo ser consumida assada, cozida, grelhada, frita (a famosa cebola empanada!), salteada, em pó ou crua, em saladas.
Use duas rodelas de cebolas picadas para uma xícara de chá de água. Ferva por 5 minutos, adoce, de preferência, com mel sem exagerar e beba em seguida.
Alguns vegetais como brócolis, repolho, couve de Bruxelas, couve-flor, cebola, alho e aspargos podem causar excesso de gases. Isso acontece porque, assim como o feijão, estes alimentos são ricos em fibras e, além disso, possui rafinose que não é digerida e fermentada no intestino.
Por que alguns puns são tão fedidos? A explicação para o odor ruim característico dos puns está nos alimentos que comemos, principalmente os gordurosos, que intensificam a quantidade de ácidos graxos, no tipo de flora bacteriana e também na produção de enxofre durante o processo de fermentação no intestino.