CONFIRA A SITUAÇÃO DE CADA MICRORREGIÃO
A agricultura baseia-se nos cultivos de arroz, feijão, café, legumes, cana-de-açúcar e diversas frutas (nas áreas litorâneas há plantações de banana, abacaxi, mamão, maracujá e limão, enquanto que nas montanhas são cultivados, morango e uva).
As principais culturas agrícolas são: arroz, café (das mais importantes do país, tanto que o município de São Gabriel da Palha determina para o resto do país a cotação diária do café Conilon no mercado), feijão, frutas (banana, maracujá, mamão), milho. Na pecuária, gado de corte e leiteiro.
O trabalho direto da família nas pequenas propriedades constitui o meio de produção preponderante no interior do Espírito Santo. No município estudado predomina economia de base agrícola desenvolvida pelas famílias dos pequenos proprietários (SCHWARZ, 1993).
Os pomeranos (em alemão: Pommern) são um povo alemão originário da Pomerânia, na região do Mar Báltico, entre as atuais Alemanha e Polônia. A língua original desse povo é o pomerano mas, desde o século XIX, o alemão também passou a ser usado na Pomerânia.
Os estados do Sudeste também estão na área do pré-sal da região do Atlântico Sul. O Espírito Santo é o maior produtor de mármore e granito do Brasil e o porto de Vitória é a porta de saída para a produção de minério de ferro. Além disso, 20% do café nacional vem deste estado.
Minas Gerais
As cidades de Cachoeiro e Nova Venécia são os grandes polos do arranjo produtivo de rochas ornamentais no estado do Espírito Santo, o que as torna também como principais produtoras de resíduo.
Dizemos que a região sudeste é a locomotiva do país porque a região puxa a economia sendo responsável por mais da metade do pib do Brasil. O IDH(índice de desenvolvimento humano) da região é 0,824 superior ao IDH do Brasil.
região sudeste
A região sudeste do Brasil é a mais populosa do país. Aliás, se fosse um país, seria o décimo quinto mais populosos do mundo. ... Um dado que mostra a importância do sudeste para Brasil é que, em torno de, 43% da população brasileira se encontra nesses quatro estados.
Com a descoberta do ouro, no final do século XVII (1690), no atual estado de Minas Gerais, na região das cidades de Sabará, Mariana e Ouro Preto. No século XVIII, a mineração constituiu a principal atividade econômica da Colônia, fazendo com que o Sudeste assumisse o comando da economia colonial brasileira.
A região Sudeste é segunda menor região do país. A área real ocupa aproximadamente 924 620 km², 1/10 da superfície do Brasil. Apresenta o maior complexo portuário da América Latina. O clima é tropical, entre temperado e quente.
Conforme dados do Censo Demográfico de 2010, realizado pelo IBGE, totaliza habitantes, com densidade demográfica de aproximadamente 87 habitantes por quilômetro quadrado.
O Sudeste é a região mais populosa do Brasil e ocupa 10,85% do território brasileiro. Altamente urbanizada (90,5% da população vivem em zonas urbanas), abriga duas metrópoles globais, São Paulo e Rio de Janeiro. A região é também o maior colégio eleitoral do Brasil.