EQST

Quais So As Vrtebras Tpicas Da Coluna Cervical?

Quais so as vrtebras tpicas da coluna cervical? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Quais são as vértebras típicas da coluna cervical?

As vértebras cervicais podem ser divididas em típicas (C3-C6) e atípicas (C1, C2 e C7). Dentre as atípicas, a vértebra C2 ou Áxis possui características próprias, destacando por seu processo odontóide, que serve de eixo para o atlas, permitindo movimentos de rotação na articulação atlantooccipital, .

O que é o canal vertebral?

O canal vertebral compreende o espaço delimitado pelo corpo vertebral à frente, os pedículos e facetas articulares lateralmente e as lâminas na região posterior. O canal vertebral lombar con- tém o cone medular e a cauda equina.

O que encontramos dentro do canal vertebral?

O canal medular (também conhecido como canal vertebral ou canal espinhal) é o espaço dentro das vértebras é onde passa a medula espinhal. ... O espaço subdural é preenchido com fluido cerebroespinal e contém as estruturas da medula espinhal envoltas por várias membranas adicionais.

O que é estenose do canal vertebral?

A estenose do canal vertebral ocorre quando o espaço reservado para os nervos na coluna diminui. Isso leva a compressão neurológica, que causa as dores e os demais sintomas.

O que tem dentro da coluna vertebral?

Assim como os ossos do crânio protegem a delicada estrutura cerebral, a coluna vertebral é responsável por proteger e sustentar a medula espinhal. A medula por sua vez tem a função de transmitir os impulsos do sistema nervoso central (SNC) para as outras partes do corpo graças ao sistema nervoso periférico (SNP).

O que protege a coluna vertebral?

Na maioria dos adultos, a coluna vertebral é composta por 33 vértebras (ossos individuais que formam a coluna). Assim como o crânio protege o cérebro, as vértebras protegem a medula espinhal.

O que tem dentro da medula espinhal?

A medula espinhal é constituída por uma substância branca (formada principalmente por feixes de fibras dos axônios) e uma substância cinzenta (formada principalmente por corpos celulares de neurônios), além de um canal central por onde circula o líquido cefalorraquidiano.