Primeira pessoa (eu, nós) : o narrador fala usando aspas, travessões para demostrar a fala de alguém. Indireto: o narrador reproduz com suas palavras o que foi dito por alguém. ... Terceira pessoa (eles, elas) : O narrador usa sua própria voz, para reelaborar o que foi dito pelo personagem.
Discurso é um elemento que faz parte da linguagem dos seres humanos, podendo ser falado ou escrito. É umas das principais ferramentas que permitem a comunicação entre as pessoas. Há, na Língua Portuguesa, diferentes tipos de discursos: o discurso direto, o discurso indireto e o discurso indireto livre.
Resposta. Discurso direto e discurso indireto.. Há também outras variações como discurso indireto livre, discurso direto livre, e etc.. Mas os principais são discurso direto e indireto.
Resposta: Os dois textos tem discursos diferentes . O texto 1 é um discurso indireto , já o texto 2 é um discurso direto . Explicação: Discurso direto : é a linguagem que vem direto dos personagens; o narrador cede a voz ao personagem para expressar sua ideia.
Discurso é toda situação que envolve a comunicação dentro de um determinado contexto e diz respeito a quem fala, para quem se fala e sobre o que se fala. Quanto à fala, na narração pode vir de três formas: discurso direto, discurso indireto e discurso indireto livre.
Um discurso tem um caráter formal, portanto, é necessário cumprimentar os membros presentes à mesa, os formandos, paraninfos e parentes e amigos, normalmente você poderá iniciar seu discurso com "Magnífico reitor da Universidade tal, dr. Fulano de Tal na qual cumprimento demais autoridades presentes.