Vantagens da gestão de projetos
A adoção de uma metodologia de gerenciamento de projetos quando feita da forma adequada pode gerar vários benefícios como:
PMBOK para o sucesso de um projeto Em um projeto estão envolvidos fatores gerenciais, humanos, materiais e financeiros. Trabalha-se com uma série de variáveis, como prazos, expectativas, cronograma, gestão dos recursos, controle, riscos e oportunidades.
Propõem-se aos governos a orientação da Gestão de Projetos voltadas aos resultados, proporcionando assim um controle mais efetivo do esperado em relação aos programas de governo, promovendo também a disseminação da metodologia de maneira geral na administração pública.
Um projeto amplo demais necessita de um controle mais rigoroso e um cronograma igualmente amplo. Portanto, é essencial que ele seja bem definido. Quem presta serviço para o setor público deve ficar atento ao contrato e elaborar em conjunto com o gestor um projeto que caiba no prazo e no orçamento disponíveis.
Podem ser definidos como projetos públicos aqueles em que são direcionados ao beneficio de toda uma sociedade, ou seja, projetos que propiciem geração de rendas á comunidade. ... Os projetos públicos na área do turismo são basicamente para o desenvolvimento de uma localidade que tenha vocações para o turismo.
Um dos maiores desafios é o excesso de burocracia e o controle de alguns órgãos. Quando existe gerenciamento, são criados muitos processos para controlar as atividades. Isso dificulta o trabalho. Um dos pontos importantes na gestão de projetos no setor público é a falta de centralização por busca de informações.
Para os funcionários com até 10 anos de empresa, os 7 itens mais críticos são, respectivamente: 1 – Definição dos objetivos; 7 – Comunicação entre integrantes; 15 – Feedback do trabalho; 2 – Envolvimento do cliente; 3 – Habilidades do gerente de projetos; 11 – Qualidade do trabalho; 16 – Suporte gerencial.
5 conceitos para melhorar a gestão pública no Brasil
O gerenciamento de projetos como área de conhecimento começou a ser utilizado com mais relevância a partir da década de 70 e hoje é apontado pela maioria das organizações como uma atividade importante para a alavancagem de resultados.
O desenvolvimento de projetos no setor público é semelhante ao setor privado, porém existe um elemento especial que distingue os processos, ou seja, é levado em consideração. Que elemento é esse? A O lucro.
A gestão de projetos é fundamental para reduzir os riscos de fracasso e controlar todas as etapas envolvidas, bem como garantir a qualidade dos resultados. Assim, é possível gerenciar projetos de forma eficiente, ou seja, atingindo os objetivos e otimizando recursos.
Adotar um sistema para o acompanhamento de projetos auxilia na organização de todas as informações que são importantes durante seu desenvolvimento. Além dos dados iniciais e as particularidades de um produto final, um sistema permite que sejam adicionados arquivos e demais recursos durante todo o processo.
Por quê? A elaboração de projetos é a fase de levantar informações sobre o empreendimento, organizar essas informações, consolidar os envolvidos, validar entendimentos de escopo, custo, qualidade e prazo. É uma etapa importante que alimenta outras fases como planejamento, execução, controle e encerramento.
A gestão de projetos é um conjunto de práticas e competências utilizadas para planejar, executar, monitorar e controlar os projetos de uma organização, independentemente do tamanho ou da complexidade desses projetos.
O objetivo do PMBOK é o gerenciamento de projetos, seja no âmbito da criação de novos produtos, seja na implementação de uma nova fábrica, por exemplo. Além disso, as diretrizes do guia servem para aumentar a eficiência da empresa e a geração de valor e satisfazer melhor as necessidades de seus clientes.
O PMBOK (Project Management Body of Knowledge), ou Corpo de Conhecimento em Gerência de Projetos, fornece importantes parâmetros para as rotinas, processos e diversos aspectos que compõem um projeto. Dessa forma, ele serve como base para gestores ampararem suas decisões na área e executarem práticas de excelência.
O principal objetivo do guia é promover a saúde das famílias, pessoas, da sociedade brasileira, por meio de um conjunto de informações e recomendações sobre alimentação. Sabe-se atualmente que as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) são um dos maiores problemas de saúde pública.
A intenção do Guia Alimentar é promover a saúde e a boa alimentação, combatendo a desnutrição, em forte declínio em todo o país, e prevenindo enfermidades em ascensão, como a obesidade, o diabetes e outras doenças crônicas, como AVC, infarto e câncer.