O Realismo é um movimento artístico voltado para a representação da realidade vivida pela sociedade, muitas vezes através de críticas a temas sociais, de forma simples. A linguagem realista é direta e objetiva, contrária ao subjetivismo característico do Romantismo.
Características do Naturalismo Foco nas características animais e sexuais dos seres humanos; Determinismo social e biológico (o ser humano também é fruto da evolução); Personagens construídos com ênfase nos aspectos psicológicos (patologia); Obras socialmente engajadas.
O Naturalismo no Brasil teve início no final do século XIX. Entre suas principais características estão o objetivismo e a impessoalidade. Movimento literário que teve início na Europa com a publicação do livro Germinal, de Émile Zola, o Naturalismo chegou ao Brasil no final do século XIX.
O naturalismo é um movimento artístico e literário conhecido por ser a radicalização do realismo, baseando-se na observação fiel da realidade e na experiência, mostrando que o indivíduo é determinado pelo ambiente e pela hereditariedade.
Principais temas abordados no Naturalismo