Vantagens da Burocracia
A Teoria Estruturalista baseia-se no conceito de estrutura, que é um todo composto por partes que se inter-relacionam. Portanto, o todo é maior do que a simples soma das partes. O que significa que os sistemas organizacionais não são a mera justaposição das partes.
Enquanto a Teoria Clássica se concentrava na organização formal e a Teoria das Relações Humanas somente na organização informal, os estruturalistas apostaram no relacionamento entre ambas as organizações: a formal e a informal com abordagem múltipla. São ideias centrais da teoria estruturalista: 1.
Aspectos positivos: O estruturalismo facilita uma abordagem múltipla na análise das organizações, porque é a convergência das várias teorias, nesta teoria organização é vista como uma unidade social grande e complexa. ... Não existem dois tipos de organizações iguais, estas apresentam uma enorme variabilidade.
Assim sendo o operário não reage como indivíduo isolado, mas como membro de um grupo social PONTOS NEGATIVOS: Oposição da teoria clássica, Inadequada visualização dos problemas de relações industriais Concepção ingênua e romântica do trabalhador, Limitação do campo experimental, Enfoque manipulativo das relações ...
A gênese do estruturalismo sustenta que a atividade humana e tudo o que advém dela são construídos. A corrente considera que nem mesmo o pensamento e a percepção são naturais. A atividade humana, no estruturalismo, é carregada de significado como a consequência do sistema de linguagem que operamos.
Claude Lévi-Strauss nasceu em Bruxelas em 28 de novembro de 1908, de pais franceses. ... De volta à França em 1948, defende a tese de doutorado sobre As estruturas elementares do parentesco (seu mestrado trata da Vida familiar e social dos índios Nambiquara) e se dedica desde então exclusivamente a seu trabalho científico.
Resgatar o que Lévi-Strauss “deve” aos ameríndios consiste, nas palavras dos referidos autores, “em sublinhar os aspectos da obra americanista levistraussiana que, pela sua capacidade contínua de animar o debate contemporâneo, testemunham as lições que o antropólogo soube tirar de seu encontro com os índios sul- ...
Mostra-se como é possível reconhecer na obra de Lévi-Strauss dois conceitos de natureza: por um lado, uma natureza que se opõe à cultura num programa científico formulado em termos classicamente dualistas e, por outro, uma teoria do conhecimento decididamente monista que considera o espírito como parte e produto desse ...
Antropologia estrutural, é um termo criado por Claude Lévi-Strauss (1908-2009), título de dois de seus livros, na "busca de elementos duradouros e correspondências estruturais entre sociedades de tipos diferentes para descobrir se existem estruturas fundamentais que seriam a base da Antropologia".
Três contribuições As contribuições mais decisivas do trabalho de Lévi-Strauss podem ser resumidas em três grandes temas: a teoria das estruturas elementares do parentesco, os processos mentais do conhecimento humano e a estrutura dos mitos.