plastos
- Ribossomos - atuam na formação das cadeias proteicas. - Plastos - acumular substâncias usadas na nutrição dos vegetais (leucoplastos); realizar a fotossíntese (cloroplastos). - Mitocôndrias - fornecer energia para o metabolismo celular. - Vacúolos - atuam na regulação osmótica e armazenamento de diversas substâncias.
A célula vegetal é o componente básico de todos os seres vivos que fazem parte do Reino Vegetal. Em conjunto, as células formam os tecidos que, consequente, formam os órgãos, os quais são responsáveis pela execução de funções vitais como respiração, alimentação e reprodução.
Compreender o que é cloroplasto e sua estrutura é importante para entender o funcionamento das células vegetais e das algas verdes. Os cloroplastos são as organelas celulares em que ocorrem as reações de fotossíntese, que utilizam a energia luminosa para a produção de moléculas orgânicas.
Nos cloroplastos acontece a fotossíntese, processo responsável pela produção de energia e de substâncias orgânicas. Além disso, os cloroplastos são capazes de sintetizar aminoácidos e lipídeos, que constituem a sua membrana.
A ciclose aumenta a troca de materiais entre organelas e entre células, graças a ela, as células vegetais são capazes de aproveitar melhor a quantidade de luz que recebem, espalhando os seus cloroplastos uniformemente no citoplasma, quando há pouca luz, agrupando-os, quando há excesso de luz.
Já a respiração celular apresenta como produto final gás carbônico e água, que serão utilizados pelos organismos produtores para a realização da fotossíntese.
Mitocôndrias
cloroplastos
O cloroplasto é um tipo de cromoplasto especial: ele é verde, porque contém clorofila, e famoso por ser a organela responsável pela fotossíntese, processo pelo qual as plantas produzem seu próprio alimento. O vacúolo de suco celular é mais uma estrutura típica de células vegetais.
ribossomos