A Bromatologia estuda os alimentos, sua composição química, sua ação no organismo, seu valor alimentício e calórico, suas propriedades físicas, químicas, toxicológicas e também adulterantes, contaminantes, fraudes, etc. ...
O processo de amostragem é habitualmente constituído pelas seguintes fases:
Quarteamento
Quarteamento é o processo de redução da amostra a pequenas porções representativas da amostra inicial. ... - retirar metade das partes obtidas (uma sim, uma não), misturando-as e recomeçar o processo até se reduzir a amostra ao peso desejado.
Quarteamento é uma técnica que visa à redução de massa das amostras – divisão da amostra global em alíquotas com massa menor, para obtenção da amostra final de acordo com o planejamento inicial.
Analito é uma substância ou componente químico, em uma amostra, que é alvo de análise em um ensaio. Tecnicamente, os experimentos sempre procuram para medir as propriedades de analitos, já que em si não podem ser medidos. ... Da mesma forma, não se pode medir a glicose, mas se pode medir a concentração de glicose.
A caracterização dos resíduos foi realizada através do método de quarteamento, que consiste na separação dos resíduos conforme o tipo e posterior pesagem para verificar sua porcentagem em peso total dos resíduos.
A constituição do lixo, tecnicamente chamado de resíduo, pode ser analisado por meio da gravimetria. ... Este método quantitativo se consiste na separação e pesagem dos materiais por tipologia e o cálculo dos percentuais de cada material em relação ao peso total da amostra.
A "geração per capita" relaciona a quantidade de resíduos urbanos gerada diariamente e o número de habitantes de determinada região. Muitos técnicos consideram de 0,5 a 0,8kg/hab./dia como a faixa de variação média para o Brasil.
Para os resíduos sólidos considera-se o peso dos resíduos soltos em função do volume ocupado sem compactação. A unidade de medida utilizada para o peso específico é kg/m³ (quilogramas por metro cúbico). ... Para os RSD, por exemplo, o valor médio é de 230 kg/m³; já para os RCD, o valor é de 1300 kg/m³.
A classificação é realizada de acordo com a ABNT NBR 10004, onde os resíduos perigosos são classificados como resíduos classe I e os resíduos não perigosos são classificados como classe II, esses são subdivididos em classe II A, que são os resíduos não inertes e classe II B, que são os resíduos inertes.
Como se observa a densidade aparente da matéria orgânica variou de 1.
No mesmo sentido, o metabolismo das cidades é afetado por diversos fatores, entre eles, a geologia, a hidrologia, os conceitos culturais e as condições urbanas de estrutura, tamanho e funcionalidade.
Os principais fatores que exercem forte influência sobre as características dos resíduos estão listados abaixo. Chuvas - aumento do teor de umidade. Outono - aumento do teor de folhas. Verão - aumento do teor de embalagens de bebidas (latas, vidros e plásticos rígidos).
DENSIDADE DOS MATERIAIS
Você pode ainda imaginar o espaço que todo esse lixo ocupa no ambiente, calculando o seu volume: 1m³ de lixo = 1.
(2001) a composição gravimétrica demonstra o percentual de cada componente de uma amostra de lixo em análise em relação ao peso total desta amostra. Os componentes mais comuns de ocorrerem são papéis, metais, vidros, plásticos e matéria orgânica.