Ele é formado pelos seguintes órgãos: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus. Além disso, está ligado a glândulas que lançam sua secreção no interior do tubo digestório, são elas: glândulas salivares, pâncreas, fígado e vesícula biliar.
Os órgãos que compõem o sistema digestório são: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus. A digestão se inicia quando colocamos o alimento na boca. ... Após este momento, ele é engolido, passando pela faringe e pelo esôfago e, depois, para o estômago.
O tubo digestório é composto pela boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus. Além dos órgão do tubo digestivo também existem as glândulas salivares, o pâncreas e o fígado. Estes órgãos e o próprio intestino delgado produzem sucos digestórios que atuam na digestão.
As estruturas anexas do sistema digestório são órgãos que produzem ou armazenam secreções que passam para o trato gastrintestinal e auxiliam na decomposição química do alimento, esses órgãos não entram em contato com o alimento. São eles: as Glândulas Salivares, o Fígado, Vesícula Biliar e o Pâncreas.
Porque glândulas salivares fabricam enzimas que participam da digestão, amiga. Embora o alimento não sofra a digestão dentro deles (exceção para a boca, pois alguns tipos de alimento já começam a ser digeridos pela ptialina), eles participam do processo digestório.
Função das glândulas submandibulares As glândulas submandibulares e as outras glândulas salivares são fundamentais para a digestão e a manutenção da saúde bucal. A saliva contém enzimas que começam a decompor os alimentos antes mesmo de chegarem ao estômago.
As infecções das glândulas salivares podem ser causadas pelo bloqueio de ductos. Nesse caso, o inchaço da glândula pode vir acompanhado por vermelhidão e pus. Mais raramente, o inchaço de uma glândula salivar ocorre devido a um tumor.
O tratamento consiste desde uma simples estimulação glandular utilizando substância cítrica, massagem (“ordenha”) e hidratação, visando tornar mais fácil a excreção, ou, nos casos de sialolitos de grandes dimensões, a retirada por meio de procedimento cirúrgico.
A sialolitíase (ou cálculos nas glândulas salivares) é a formação de cálculos (pedras) nos ductos das glândulas salivares.
As três principais glândulas salivares são: parótidas, submandibulares e sublinguais.
As glândulas sublinguais são glândulas salivares que têm forma de uma pequena amêndoa, situada entre o assoalho da boca e o músculo milo-hióideo.
Localizadas na boca e na garganta, as glândulas salivares (parótida, sublingual, submandibular) atuam no processo de digestão dos alimentos através do processo de produção e liberação de saliva, uma vez que ela contém a enzima ptialina ou amilase salivar, responsável pelo amolecimento dos alimentos bem como a ...
Classificação
A deposição patológica de minerais e sais de cálcio pode ocorrer nos tecidos em duas formas: Na calcificação distrófica ou local - que afeta tecidos lesados e não depende dos níveis plasmáticos de cálcio e fósforo; e na calcificação metastática ou geral ou discrásica ou gota cálcica - onde a hipercalcemia resulta na ...