A inteligência intrapessoal é essencial para o exercício de diversas profissões. Os investigadores, os psicólogos, os filósofos, os autores e os atletas de alta competição são alguns dos profissionais que precisam de a ter bem desenvolvida.
Geralmente caracterizada por pessoas introspectivas, reservadas e sensíveis, com alto grau de intuição. Desenvolvem melhor a disciplina, o foco e a concentração, utilizando disso para criar o seu próprio caminho. Têm maior capacidade na resolução dos seus próprios problemas, criando assim um caminho mais fácil para a realização pessoal.
O portal Notícias Concursos foi criado em 2010 com objetivo de ajudar aqueles que almejam uma vaga na carreira pública, através de notícias e dicas relacionadas a Concursos Públicos. Com o passar dos anos ampliamos nosso editorial com: Empregos, Benefícios Sociais, Direitos do Trabalhador, Economia, entre outros. Nossos conteúdos prezam pela qualidade e objetividade.
Escritora e Psicanalista em formação. Em paralelo a isso, cursa Letras - Português. Atua como redatora no site Notícias Concursos. Apaixonada por tudo que envolve saúde mental, desenvolvimento humano, linguagem e bem-estar.
● Auto-regulação emocional: refere-se à capacidade de uma pessoa gerir as emoções, o que lhe permite canalizar as suas reações emocionais e agir de forma mais racional e eficaz em situações de stress ou conflito.
As inteligências intrapessoais de Howard Gardner estão relacionadas com as capacidades de autoconsciência, autorregulação e motivação:
● Autoconsciência: refere-se à capacidade de reconhecer e compreender emoções, pensamentos e comportamentos pessoais. Permite-nos compreender como nos sentimos em determinadas situações.
A inteligência interpessoal é uma característica que pode ser desenvolvida ao longo do tempo, sendo importante em algumas profissões, como por exemplo no caso dos médicos, advogados, psicólogos, professores e vendedores.
Comece a escutar mais a si mesmo. Pare de negligenciar o que você sente, sonha, pensa… Assim você conseguirá desenvolver as três habilidades intrapessoais com muito mais facilidade. Saber ouvir a si mesmo é fundamental para o mantimento da saúde mental. Não deixe você de lado! Priorize-se. 😉
Segundo a teoria de inteligências múltiplas de Howard Gardner, existem 7 outros tipos de inteligência além da inteligência intrapessoal:
A automotivação é uma das três habilidades intrapessoais que impacta em nosso cotidiano de forma profunda. Por meio dela somos capazes de manter o nosso foco nos estudos, no trabalho e nos mais diversos objetivos.
Diferentemente da inteligência interpessoal, esse tipo de inteligência está ligada à capacidade que o indivíduo tem em controlar suas emoções diante de diversos desafios que fazem parte da vida pessoal e profissional.
Inteligência intrapessoal é uma habilidade que diz respeito à capacidade de identificar as próprias emoções e sentimentos, utilizando esse conhecimento de maneira positiva na hora de lidar com as mais diversas situações do trabalho e do dia a dia.
● A capacidade de gerenciar o estresse: envolve ser capaz de reconhecer situações estressantes, identificar as emoções e pensamentos que são gerados e usar estratégias eficazes para controlar e reduzir o estresse. Algumas das estratégias mais eficazes para controlar o estresse incluem a prática de exercícios de relaxamento, meditação e atividade física.
Por meio das habilidades intrapessoais podemos ter uma saúde mental mais equilibrada e um relacionamento interno mais saudável. Também é através desse autoconhecimento que somos capazes de interagir com as outras pessoas de forma mais efetiva e satisfatória.
Quem é que nunca se sentiu sem vontade de concluir algo por não enxergar uma motivação que vem de dentro? Pois é! Por isso que desenvolver essa habilidade é tão importante. Saiba reconhecer os seus motivos para seguir adiante em uma tarefa – tenha um propósito.
Também encontramos celebridades com uma inteligência intrapessoal cultivada. Alguns exemplos de pessoas com um alto desenvolvimento da inteligência intrapessoal são Virginia Woolf e Carl Jung:
Algumas das novas profissões que provavelmente devem emergir com isso são: Gestor de novos negócios em inteligência artificial. Analista de dados da Internet das Coisas. Técnico de manutenção de robôs pessoais.
As teorias de atribuição sugerem que as pessoas tendem a atribuir as causas dos eventos a fatores intrapessoais ou a fatores externos. A teoria clássica da atribuição afirma que as pessoas tendem a atribuir sucessos a causas intrapessoais, como talento ou perseverança, e fracassos a causas externas, como o fato de uma tarefa ser difícil ou a falta de sorte. Por exemplo, um aluno que tira uma boa nota em uma prova pode atribuir isso à sua inteligência ou capacidade de estudo, enquanto se tira uma nota ruim, pode culpar o professor por não explicar bem a matéria ou a dificuldade da prova.
As três habilidades intrapessoais estão enlaçadas umas nas outras. Elas não existem de maneira isolada. Mas sim, caminham lado a lado na dinâmica da vida. Por isso, considere as informações abaixo como um caminho que deve ser percorrido em linhas que se transpõem.
Ninguém nasce com inteligência intrapessoal, porém ela pode ser desenvolvida de diversas formas. Atualmente, muitas empresas já investem nas técnicas de Coaching para estimular o autoconhecimento de seus profissionais, já que o autoconhecimento é a palavra-chave para conquistar esse tipo de habilidade.
Entende-se “intrapessoal” como o conhecimento de nós mesmos. É o relacionamento que temos com a nossa própria pessoa e personalidade. É aquele contato íntimo que temos conosco, dentro de nós.
Toda essa consciência faz com que tenhamos uma relação mais saudável com o que sentimos. Reduz, assim, aquelas atitudes baseadas na impulsividade, pois saberemos compreender quando uma emoção está destoando da racionalidade.