Quais Profisses So Intrapessoais?

Quais profisses so intrapessoais

A inteligência intrapessoal é essencial para o exercício de diversas profissões. Os investigadores, os psicólogos, os filósofos, os autores e os atletas de alta competição são alguns dos profissionais que precisam de a ter bem desenvolvida.

Geralmente caracterizada por pessoas introspectivas, reservadas e sensíveis, com alto grau de intuição. Desenvolvem melhor a disciplina, o foco e a concentração, utilizando disso para criar o seu próprio caminho. Têm maior capacidade na resolução dos seus próprios problemas, criando assim um caminho mais fácil para a realização pessoal.

Institucional

O portal Notícias Concursos foi criado em 2010 com objetivo de ajudar aqueles que almejam uma vaga na carreira pública, através de notícias e dicas relacionadas a Concursos Públicos. Com o passar dos anos ampliamos nosso editorial com: Empregos, Benefícios Sociais, Direitos do Trabalhador, Economia, entre outros. Nossos conteúdos prezam pela qualidade e objetividade.

Escritora e Psicanalista em formação. Em paralelo a isso, cursa Letras - Português. Atua como redatora no site Notícias Concursos. Apaixonada por tudo que envolve saúde mental, desenvolvimento humano, linguagem e bem-estar.

O que é inteligência intrapessoal


O que é inteligência intrapessoal

Auto-regulação emocional: refere-se à capacidade de uma pessoa gerir as emoções, o que lhe permite canalizar as suas reações emocionais e agir de forma mais racional e eficaz em situações de stress ou conflito.

As inteligências intrapessoais de Howard Gardner estão relacionadas com as capacidades de autoconsciência, autorregulação e motivação:

Autoconsciência: refere-se à capacidade de reconhecer e compreender emoções, pensamentos e comportamentos pessoais. Permite-nos compreender como nos sentimos em determinadas situações.

Qual profissão vai dar mais dinheiro no futuro?

A inteligência interpessoal é uma característica que pode ser desenvolvida ao longo do tempo, sendo importante em algumas profissões, como por exemplo no caso dos médicos, advogados, psicólogos, professores e vendedores.

Comece a escutar mais a si mesmo. Pare de negligenciar o que você sente, sonha, pensa… Assim você conseguirá desenvolver as três habilidades intrapessoais com muito mais facilidade. Saber ouvir a si mesmo é fundamental para o mantimento da saúde mental. Não deixe você de lado! Priorize-se. 😉

Quem tem inteligência intrapessoal?

Quem tem inteligência intrapessoal?

Segundo a teoria de inteligências múltiplas de Howard Gardner, existem 7 outros tipos de inteligência além da inteligência intrapessoal:

A automotivação é uma das três habilidades intrapessoais que impacta em nosso cotidiano de forma profunda. Por meio dela somos capazes de manter o nosso foco nos estudos, no trabalho e nos mais diversos objetivos.

Diferentemente da inteligência interpessoal, esse tipo de inteligência está ligada à capacidade que o indivíduo tem em controlar suas emoções diante de diversos desafios que fazem parte da vida pessoal e profissional.

Quais profissionais tendem a ter a inteligência interpessoal mais desenvolvida?

Inteligência intrapessoal é uma habilidade que diz respeito à capacidade de identificar as próprias emoções e sentimentos, utilizando esse conhecimento de maneira positiva na hora de lidar com as mais diversas situações do trabalho e do dia a dia.

A capacidade de gerenciar o estresse: envolve ser capaz de reconhecer situações estressantes, identificar as emoções e pensamentos que são gerados e usar estratégias eficazes para controlar e reduzir o estresse. Algumas das estratégias mais eficazes para controlar o estresse incluem a prática de exercícios de relaxamento, meditação e atividade física.

Por meio das habilidades intrapessoais podemos ter uma saúde mental mais equilibrada e um relacionamento interno mais saudável. Também é através desse autoconhecimento que somos capazes de interagir com as outras pessoas de forma mais efetiva e satisfatória.

Quem é que nunca se sentiu sem vontade de concluir algo por não enxergar uma motivação que vem de dentro? Pois é! Por isso que desenvolver essa habilidade é tão importante. Saiba reconhecer os seus motivos para seguir adiante em uma tarefa – tenha um propósito.

Também encontramos celebridades com uma inteligência intrapessoal cultivada. Alguns exemplos de pessoas com um alto desenvolvimento da inteligência intrapessoal são Virginia Woolf e Carl Jung:

Teoria de Inteligências Múltiplas de Howard Gardner

Algumas das novas profissões que provavelmente devem emergir com isso são: Gestor de novos negócios em inteligência artificial. Analista de dados da Internet das Coisas. Técnico de manutenção de robôs pessoais.

As teorias de atribuição sugerem que as pessoas tendem a atribuir as causas dos eventos a fatores intrapessoais ou a fatores externos. A teoria clássica da atribuição afirma que as pessoas tendem a atribuir sucessos a causas intrapessoais, como talento ou perseverança, e fracassos a causas externas, como o fato de uma tarefa ser difícil ou a falta de sorte. Por exemplo, um aluno que tira uma boa nota em uma prova pode atribuir isso à sua inteligência ou capacidade de estudo, enquanto se tira uma nota ruim, pode culpar o professor por não explicar bem a matéria ou a dificuldade da prova.

As três habilidades intrapessoais estão enlaçadas umas nas outras. Elas não existem de maneira isolada. Mas sim, caminham lado a lado na dinâmica da vida. Por isso, considere as informações abaixo como um caminho que deve ser percorrido em linhas que se transpõem.

Inteligência intrapessoal: exemplos


Inteligência intrapessoal: exemplos

Ninguém nasce com inteligência intrapessoal, porém ela pode ser desenvolvida de diversas formas. Atualmente, muitas empresas já investem nas técnicas de Coaching para estimular o autoconhecimento de seus profissionais, já que o autoconhecimento é a palavra-chave para conquistar esse tipo de habilidade.

Entende-se “intrapessoal” como o conhecimento de nós mesmos. É o relacionamento que temos com a nossa própria pessoa e personalidade. É aquele contato íntimo que temos conosco, dentro de nós.

Toda essa consciência faz com que tenhamos uma relação mais saudável com o que sentimos. Reduz, assim, aquelas atitudes baseadas na impulsividade, pois saberemos compreender quando uma emoção está destoando da racionalidade.

Quais as principais características da inteligência intrapessoal?

As pessoas que desenvolvem a inteligência intrapessoal conseguem identificar e sabem lidar com as próprias emoções e sentimentos. As pessoas com a inteligência intrapessoal têm facilidade em analisar as suas ações, a fim de identificar seus erros e acertos para não errar mais.

O que é inteligência intrapessoal Segundo Gardner?

A inteligência intrapessoal é a capacidade do indivíduo de identificar as próprias emoções e sentimentos, dominando-as favoravelmente. De acordo com o psicólogo Howard Gardner, o cérebro humano possui 9 tipos de inteligência, podendo ter um ou mais dois tipos melhores desenvolvidos do que os outros.

Qual o seu tipo de inteligência?

Quais são os 9 tipos de inteligência?
  1. Espacial. A inteligência espacial está ligada à capacidade de processar informações tridimensionais e diferenciar cores, linhas, espaços, figuras e formas. ...
  2. Corporal e cinestésica. ...
  3. Musical. ...
  4. Intrapessoal. ...
  5. Interpessoal. ...
  6. Lógico-matemática. ...
  7. Linguística. ...
  8. Existencial.
Mais itens...•1 de jul. de 2020

O que são profissões interpessoais?

Habilidade de criação de sinergia, empatia, percepção dos estados emocionais dos outros, habilidade de relacionar-se bem com os outros e ser comunicativo. Exemplo de profissões: psicólogos, professores, vendedores, relações públicas.

O que é o relacionamento intrapessoal?

O relacionamento intrapessoal é o relacionamento da pessoa consigo mesmo. ... Quanto melhor nos conhecemos aumenta, maior a probabilidade de conhecermos melhor as pessoas com quem nos relacionamos. Esta habilidade é o que Daniel Goleman chamou de “Inteligência Emocional”.

Qual é a diferença da inteligência intrapessoal e interpessoal?

Enquanto o relacionamento intrapessoal diz respeito à comunicação interna do indivíduo, o relacionamento interpessoal corresponde à maneira com que nos relacionamos com o próximo, sejam membros da família, amigos e colegas de trabalho. Para desenvolver o relacionamento intrapessoal, é necessário conhecer a si mesmo.

Qual a inteligência mais importante?

A inteligência intrapessoal é tida como a mais rara, além de ter potencial de influenciar todas as demais....Dos 7 tipos de inteligência, o 3º da lista é o mais importante!
  • Linguístico;
  • Lógico-matemático;
  • Intrapessoal;
  • Interpessoal;
  • Corporal-sinestésico;
  • Espacial; e.
  • Musical.
30 de ago. de 2019

Qual a diferença entre a inteligência intrapessoal e interpessoal?

Enquanto o relacionamento intrapessoal diz respeito à comunicação interna do indivíduo, o relacionamento interpessoal corresponde à maneira com que nos relacionamos com o próximo, sejam membros da família, amigos e colegas de trabalho. Para desenvolver o relacionamento intrapessoal, é necessário conhecer a si mesmo.

O que é características interpessoais?

Habilidade interpessoal é a característica humana que facilita pessoas a se relacionarem positivamente com outras pessoas e gerar resultados edificantes dessas conexões.

O que é a competência interpessoal?

Competência interpessoal é a habilidade de lidar eficazmente com relações interpessoais, de lidar com outras pessoas de forma adequada às necessidades de cada um e às exigências da situação.

Que tipo de inteligência são estimulados?

Habilidades em matemática e em raciocínio lógico sempre foram consideradas o eixo principal da inteligência. ... Junto com a inteligência lógico-matemática, forma o ramo principal estimulado tradicionalmente pela educação formal. Refere-se às habilidades de escrita, leitura, aprendizado de idiomas.

Qual a importância da inteligência múltipla?

A teoria das inteligências múltiplas defende a ideia de que a inteligência não deve ser vista como uma só dimensão, e sim como algo que contempla uma série de áreas diferentes. Conhecer essa teoria é importante para os gestores buscarem conhecer as potencialidades dos seus funcionários.