Um gás pode passar por três transformações distintas: isobárica, isovolumétrica ou isotérmica. Explicação: Transformação isobárica: acontece quando a pressão é constante e o volume e a temperatura variam. ... Transformação isotérmica: a temperatura permanece constante e as variáveis são a pressão e o volume.
Certa quantidade de gás sofre uma transformação de estado quando se modificam ao menos duas das variáveis de estado (temperatura, volume e pressão). ... Uma transformação gasosa na qual o volume (V) e a temperatura (T) variam e a pressão (p) permanece constante recebe a denominação de transformação isobárica.
Chamamos de transformação adiabática a transformação gasosa na qual o gás não realiza troca de calor com o meio externo. No estudo da Termologia chamamos de transformações adiabáticas aquelas transformações gasosas onde não há troca de calor com o meio externo. Sendo assim, na transformação adiabática o calor é zero.
Em uma transformação isotérmica, a temperatura do sistema mantém-se constante e, em consequência, a variação de sua energia interna é nula, ou seja, ΔU = 0. ... Em uma transformação adiabática não há trocas de calor entre o sistema e o meio externo. Dessa forma, toda energia recebida ou cedida é transformada em trabalho.
Quando o sistema aumenta o seu volume, ele desloca o meio, então dizemos que, o sistema realiza trabalho sobre o meio. Quando o sistema diminui seu volume, o sistema é deslocado pelo meio, então dizemos que, o meio realiza trabalho sobre o sistema ou o sistema recebe trabalho do meio.