A principal atividade econômica dos sumérios foi a agricultura irrigada, com cereais e data entre seus principais produtos. Houve também uma importante atividade artesanal, que alcançou altíssimos níveis artísticos. O comércio também foi desenvolvido por escambo com outras áreas do Oriente Próximo.
Eles produziam e vendiam artesanato, cerâmica, bem como produtos agrícolas, e eram responsáveis por um sistema de irrigação bastante complexo. Os sumérios eram politeístas, ou seja, acreditavam na existência de vários deuses. ... As primeiras cidades do mundo são sumérias.
Sobre a política dos sumérios podemos afirmar que tratava-se de regimes monárquicos onde o rei detinha poderes absolutos, havendo também a prática da escravidão e grande influência religiosa nas leis e tradições. ... Os reis eram chamados de patésis, sendo também sacerdotes da religião.
Os reis sumérios moravam em luxuosos palácios, enquanto a maioria da população – formada por camponeses – vivia em casas de palha. As cidades sumérias também possuíam grandes templos dedicados aos deuses, chamados zigurates.
Recebeu o nome de Sumer uma coleção de cidades-estado ao redor dos rios Tigre e Eufrates na região que hoje pertence ao sul do Iraque. ... Os sumérios eram um povo não-semita que migraram rumo ao sul na Mesopotâmia por volta do quinto milênio a.C. Geralmente, sua história é dividida em cinco períodos.
As cidades eram muradas, os templos eram o grande centro da vida social e havia muitas opções de profissões. Feitas de barro e pintadas de branco, as casas tinham apenas 9 m2. Só serviam como cozinha (tarefa das mães) e quarto (nas noites chuvosas ou frias; quando fazia calor, todo mundo ficava do lado de fora).
A estrutura social dos Sumérios organizava-se em torno de grandes cidades, como as cidades de Ur, Kish, Nippur e Uruk. ... As terras em torno das cidades eram tratadas por sistemas de irrigação que funcionavam a partir de rios próximos. Era uma civilização muito evoluída considerando-se as tecnologias disponíveis na época.
Resposta. As cidades eram cercadas por muralhas para proteção contra inimigos. Além das zonas residenciais, dos templos e dos templos e dos palácios, as cidades-estado contavam com um porto fluvial, campos de cultivo e pastagens.
As primeiras cidades-estados foram fundadas pelos sumérios que viviam no vale do sul da Mesopotâmia (Caldéia) por volta do terceiro milênio a.C. As principais cidades-estados eram: Ur, Uruk e Lagash.
Os Sumérios formam os primeiros povoadores da parte sul da mesopotâmia. Fundaram as primeiras cidades entre o Tigre e Eufrates: Quish, Ur, Uruk, Lagash, Eridu, Nipur e Umma. (chamadas de “terra de Sumer”).
Uruque (Uruk), Unugue (Unug), Ereque (Erech) ou Uarca (Warka) foi uma cidade antiga da Suméria – posterior Babilônia – situada a leste do Eufrates, na linha do antigo canal Nil, numa região pantanosa, a cerca de 225 quilômetros sul-sudeste de Bagdá. O próprio nome moderno Iraque é derivado de Uruque.
A civilização suméria chegou a promover, por volta de 3000 a.C., uma verdadeira revolução urbana na região da Mesopotâmia, tendo construído cidades importantes como Ur e Uruk, guardadas por fortalezas que as privavam de investidas de outros povos.
A partir de 2200 a.C., os sumérios foram conquistados pelos acádios, um povo que habitava a região central da Mesopotâmia. Assim, houve o surgimento do Império Acádio, que herdou inúmeros elementos da cultura dos sumérios. Esse império deixou de existir por volta de 2000 a.C., com os ataques de gútios e elamitas.
A organização social dos Sumérios era por estamento assim como os outros povos que passaram pela Mesopotâmia, lá haviam os privilegiados(Sacerdotes,soldados,etc.) e Não privilegiados(Artesãos,camponeses,etc.) O rei não se encaixa nesses critérios pois ele era absolutista e teocrático.
Assim como outras sociedades antigas, a sociedade suméria se dividia, basicamente, em governantes, funcionários do "Estado" - militares, escribas e sacerdotes - e "produtores" - escravos, artesãos e camponeses -, sem a possibilidade que o sujeito ascendesse de uma situação para a outra, permanecendo a vida toda na ...
Primeiros povos que habitaram a região da Mesopotâmia, os sumerianos eram asiáticos e, até hoje, suas origens não foram bem definidas. ... A sociedade dos sumerianos configurava-se da seguinte forma: viviam em comunidades urbanas e as decisões governamentais eram definidas em assembleias de anciões.
Os sumérios estabeleceram-se ao norte do golfo Pérsico, na embocadura do Tigre e do Eufrates 4 000 a.C.. Acredita-se que pertencessem a uma etnia vizinha dos egípcios. Por volta de 3 200 a.C., já tinham uma escrita feita de desenhos ou pictogramas.
Irã
São Marino – Independência em 301. San Marino afirma ser o país mais antigo do mundo, tendo sido fundada em 3 de Setembro de 301 por Marinus de Rab.
Chegamos ao segundo país mais velho do mundo, o Japão. A independência deste país se deu em 660 a.C. A China teve grande influência na história do Japão, inclusive, menciona este país em livros datados do século 1 d.C. Além disso, o Japão conta com duas religiões que são as principais no país, Shinto e Budismo.
Timor Leste (2) - O país mais novo do mundo.
Macedônia, Kosovo e Sudão do Sul.