O torno mecânico é uma máquina operatriz extremamente versátil utilizada na confecção ou acabamento em peças. ... O princípio de funcionamento do torno consta de três movimentos: rotação da peça, movimento longitudinal de avanço da ferramenta e movimento transversal da ferramenta.
Você utilizará uma ferramenta de corte, que será fixada no porta ferramentas, também conhecido como castelo, que tem movimentos reguláveis de avanço contra a peça que estará girando fixada na placa principal, removendo o material chamado de cavaco.
Placa Arrastadora – utilizada para tornear peças entre pontas, já que é capaz de transferir a rotação do eixo principal para a peça que será torneada. ... Placa lisa – é uma placa de torno muito comum e que tem excelente apoio para peças que tem formas muito irregulares.
As lunetas para torno mecânico são acessórios de ferro com parafusos nas extremidades, que servem para segurar as peças em que se deseja trabalhar em um torno. Com elas, é possível tornear eixos longos de pequenos diâmetros.
O cálculo da velocidade de corte vai depender diretamente do material a ser usinado, e esse dado é uma grandeza diretamente proporcional ao diâmetro da peça que está sendo usinada, no caso dos tornos; ao diâmetro da ferramenta, no caso das fresadoras; e à rotação do eixo árvore. onde: V C = velocidade de corte (m/min).