Entre os principais artistas brasileiros que fomentaram a arte contemporânea estão: Hélio Oiticica (1937 - 1980); Romero Britto (1963); Ferreira Gullar (1930 - 2016); Amilcar de Castro (1920 - 2002); Lygia Clark (1920 - 1988); Lygia Pape (1927 - 2004); Aluísio Carvão (1920-2001; Franz Weissmann (1911-2005); Hércules ...
Arte contemporânea no Brasil pelos olhos de 5 artistas contemporâneos brasileiros
Muitos foram os artistas que fomentaram a arte contemporânea no país, dos quais merecem destaque:
5 Artistas Contemporâneos que vale a pena conhecer
No Brasil, o estilo da Arte Contemporânea começou a ser fomentado também durante a década de 1950, principalmente por meio do movimento de vanguarda do Neoconcretismo. A Pop Art americana, ao aparecer em todo o mundo, influenciou também a maneira como se fazia arte aqui no Brasil, principalmente nos anos 1960.
A arte contemporânea permite que o artista se expresse através das mais variadas formas; com o uso de materiais do cotidiano a arte passou então a interagir com as pessoas, saindo de museus e indo ao encontro da população, com o objetivo de fazer pensar e fazer com que as pessoas reflitam sobre a arte e ...
A Arte Contemporânea é uma tendência artística que começou a se manifestar no período Pós-Guerra como uma ação de separação com a Arte Moderna. ... Em vista disso, é quase impossível pensar a arte por categorias distintas como pintura, escultura ou desenho, colocando em questão o valor da arte e o próprio conceito de arte.
Esse novo fazer artístico começa a valorizar mais as ideias e o processo artístico em detrimento da forma final ou do objeto, ou seja, os artistas passam a buscar o estímulo a reflexões sobre o mundo e sobre a própria arte. Além disso, empenham-se em aproximar a arte da vida comum.
A arte pode ser democratizada por meio da facilitação do acesso aos meios de consumi-la e às técnicas de produzi-la.
Nas décadas de 1950 e de 1960, o artista americano Allan Kaprow usou seu próprio corpo como veículo artístico em espetáculos espontâneos que, segundo ele, eram representações artísticas. ... Sob outra perspectiva, porém, afirma-se que a motivação básica da arte contemporânea é criar um diálogo com a cultura popular.
Resposta. Resposta: liberdade e subjetividade na produção artística; influência de uma sociedade permeada pela troca de informações, pelo uso da tecnologia e pelas novas mídias; efemeridade das obras; ...
Arte contemporânea é uma tendência artística que se construiu a partir do pós-modernismo, apresentando expressões e técnicas artísticas inovadoras, que incentivam a reflexão subjetiva sobre a obra. ... A arte contemporânea valoriza mais o conceito, a atitude e a ideia da obra do que necessariamente o objeto final.
A arte contemporânea surgiu justamente nos anos 60 a 70, é uma forma de arte pós-moderna com tendências espaciais, como as artes 3D, o contexto do surgimento desse tipo de arte foi a viagem do homem ao espaço e a corrida tecnológica da guerra fria.
O estilo moderno está ligado ao movimento modernista que ocorreu na primeira metade do séc. ... Já o estilo contemporâneo nada mais é que o pós-moderno. Enquanto o moderno é caracterizado por linhas simples e retilíneas o contemporâneo já predomina uma estética cheia de curvas e movimentos.
O estilo moderno (ou modernista) refere-se a uma tendência única na arte e na arquitetura que se desenvolveu na primeira metade do século XX. E, ao contrário do que muitos pensam, o estilo moderno não precisa ser composto apenas por objetos e móveis com design futurista.
O estilo moderno é um dos estilos mais democráticos. ... O aspecto principal do estilo moderno é o foco na funcionalidade sem deixar de lado o design. A ideia é fugir do excesso de acessórios e peso das ornamentações que não tem uma função prática, para dar um foco no conforto com um design mais fácil de ser compreendido.
A arte moderna faz parte de um movimento artístico que ocorreu entre o final do século XIX e a metade do século XX. ... Já a arte contemporânea se iniciou na segunda metade do século XX e perdura no momento atual podendo também ser nomeada como "pós-moderna".
Explicação: A arte acadêmica segue rígidas regras formais e técnicas da Academia Imperial de Belas Artes (Aiba) e mostra a realidade , já na arte moderna , você tem liberdade de imaginação , sem se preocupar em representar a realidade.
Arte Moderna é um termo que se refere às expressões artísticas surgidas no final do século XIX, que se estenderam até metade do século XX. Explicação: Os principais movimentos da Arte Moderna foram: Fauvismo, Cubismo, Futurismo, Expressionismo, Dadaísmo, Surrealismo e Abstracionismo.
A arte moderna tem como principal característica o rompimento com os padrões vigentes. Tal aspecto se dá principalmente por conta de seu momento histórico. ... Essa expressão artística transformou radicalmente o campo das artes ao quebrar com os formalismos, atingindo inclusive as estruturas gramaticais no campo literário.
As vanguardas europeias foram tendências artísticas que tomaram a cena na Europa no início do século XX; Foram movimentos de ruptura com a arte tradicional; ... Expressionismo, cubismo, futurismo, dadaísmo e surrealismo foram os principais movimentos das vanguardas europeias.