EQST

Quais Os Fundamentos Histricos Ou Teolgicos Da Educaço Patrstica?

Quais os fundamentos históricos ou teológicos da educação patrística?

A educação patrística constituiu e definiu o pensamento cristão, assim como consolidou as doutrinas da Igreja. Consistia na elaboração doutrinal das verdades de fé do cristianismo e na sua defesa contra as heresias e ataques dos “pagãos”.

Qual foi o principal objetivo da filosofia Patrística?

A Patrística é considerada a primeira fase da filosofia medieval. Sua principal característica era a expansão do Cristianismo na Europa e o combate aos hereges. ... Baseada na filosofia grega, os filósofos desse período tinham como objetivo central compreender a relação entre a fé divina e o racionalismo científico.

Como eram chamadas as verdades irrefutáveis e inquestionáveis impostas pelos padres?

As idéias cristãs eram impostas pelos Padres por meio das verdades reveladas por Deus, eram verdades irrefutáveis e inquestionáveis: os dogmas. O grande tema de toda a filosofia patrística era conciliar razão e fé.

Qual era o objetivo da filosofia Escolastica?

A Filosofia Escolástica foi um período de intensa produção filosófica e de valorização do conhecimento científico e da junção entre fé e razão.

Quais são os principais filósofos da Patrística?

Os principais pensadores da Patrística Latina são: Minúcio Felix (séculos II-III), Tertuliano (séculos II-III), Ambrósio (século IV), bispo de Milão; Jerônimo (séculos IV-V); Santo Agostinho (séculos IV-V); e Boécio (séculos IV-V).

Quais as características dos períodos que dividem a patrística?

Períodos Patrísticos A patrística divide-se em: Até o ano 200: dedicou-se à defesa do Cristianismo contra seus adversários; Do ano 200 ao 450: surgimento dos primeiros grandes sistemas de filosofia cristã; Do ano 450 ao século VIII: elaboração das doutrinas já formuladas e de cunho original.

Quais as principais características da filosofia medieval?

A filosofia medieval é aquela desenvolvida na Europa durante a Idade Média. ... Os temas abordados pelos filósofos medievais reforçavam o poder da Igreja e relacionavam-se com a fé e a razão, a existência e a influência de Deus e os propósitos da teologia e da metafísica.

Em que se baseia o cristianismo?

A doutrina do cristianismo baseia-se na crença de que todo o ser humano é eterno, a exemplo de Cristo, que ressuscitou após sua morte.

Quanto tempo durou a patrística?

A patrística divide-se geralmente em três períodos: até ao ano 200 dedicou-se à defesa do cristianismo contra seus adversários (padres apologistas, como São Justino Mártir); até ao ano 450 é o período em que surgem os primeiros grandes sistemas de filosofia cristã (Santo Agostinho, Clemente de Alexandria e outros);

Em que período surgiu a filosofia medieval?

A Filosofia medieval abrange o período que vai do século VIII ao século XIV. Durantes esses anos, houve diversos pensadores árabes, europeus e judeus. Uma das características deste período era o domínio da Igreja Romana sobre a Europa, organizando Cruzadas à Terra Santa, sagrando e coroando reis.

É obra dos primeiros dirigentes espirituais e políticos do cristianismo?

A Patrística vem dos apóstolos Paulo e João e também de Padres da Igreja, que foram os primeiros dirigentes espirituais e políticos da Igreja após a morte dos apóstolos. ... A filosofia patrística tem a tarefa de evangelizar e defender a religião cristã contra os ataques teóricos e morais do pensamento antigo.

Qual a influência de Platão e Aristóteles no desenvolvimento do cristianismo?

Platão e Aristóteles, os grandes pensadores da Antiguidade, também foram as principais influências da filosofia escolástica. Nesse período, a filosofia cristã alcançou um notável desenvolvimento. Criou-se uma teologia, preocupada em provar a existência de Deus e da alma. O método da escolástica é o método da disputa.

Quais os principais pontos da filosofia escolástica?

Escolástica foi uma corrente filosófica da Idade Média. - A principal característica da escolástica, estrutura de pensamento e conhecimento, é a integração entre a razão (de base greco-romana) com a fé cristã (baseda na Bíblia). Porém, vale ressaltar que para os filósofos escolásticos, a fé devia se sobrepor à razão.

Qual foi o principal expoente da filosofia escolástica?

Maior expoente da filosofia escolástica, Santo Tomás de Aquino foi fortemente influenciado por Aristóteles e Averróis.