Pedir Curatela/Interdição:
Caro amigo, a legislação Civil,entende que qdo a pessoa não sabe escrever e nem assinar, poderão assinar por ele a rogo. Então por analogia, tmbém cabe ao seu pai. Portanto, o melhor a fazer, é vc se dirigir a um Cartorio de Registro Civil, e providenciar uma procuração pública.
Os analfabetos e aqueles que não puderem assinar terão a procuração assinada por alguém que os represente no ato junto ao cartório, o que é chamado de assinatura por alguém a seu rogo, ato que é praticado perante o tabelião responsável, que tem fé pública e que possui absoluta validade.
Assunto: Assinatura A Rogo “A assinatura a rogo consistirá na assinatura do documento por outra pessoa, a seu pedido, diante da situação de não saber ou poder assinar. O termo “a rogo” vem do verbo “rogar” que significa pedir ou suplicar.
A rogo - assinar no lugar do outro que não tem condições de assinar. Coloca-se a impressão digital do analfabeto no documento e o outro coloca o nome e o número identidade ou cpf, e assina. Devendo duas pessoas maiores e capazes que presenciaram o fato, assinar no documento como testemunha.
Em se tratando de assinatura a rogo (a pedido), deverá o ato ser testemunhado por três outras pessoas, às quais incumbe apor a sua assinatura, juntamente com o tabelião, que indicará o nome da das duas testemunhas e da pessoa que assinou a rogo.
Como assinar uma carta em nome de outra pessoa
Sinto que P., antes da abreviatura duma assinatura para significar «por», tem alguns inconvenientes. ... Quanto a E. D. significar «Espera Deferimento» (aguarda, confia que haja deferimento), lembro também que a abreviatura consagrada é P. D., que significa «Pede Deferimento» (solicita, deseja esse favor).
Para assinar por outra pessoa correta e legalmente não se pode copiar a assinatura da pessoa, mas sim cumprir uma série de requisitos e autorizações. ... Uma vez que você tenha a procuração, já pode assinar em nome da outra pessoa, ainda que deva escrever sempre por procuração (p.p.) antes da sua assinatura.
PP é uma abreviação da frase em latim “por procurationem”. Esta frase significa que você está assinando uma carta ou outro documento em nome de outra pessoa. É amplamente utilizado em situações de negócios em que um secretário / assistente pessoal está autorizado a assinar documentos em nome de seu chefe.
Em tais casos, coloque, à mão ou digitada, as letras p.p. ou a expressão per pro na frente do nome do autor da carta. Essas letras significam per procurationem (por procuração) e indicam que a pessoa que assinou o documento o fez sob autorização oficial daquela que escreveu a carta.
O Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (orient. de João Malaca Casteleiro) indica que a abreviatura p. p. é utilizada para referir «próximo passado» e «por procuração» (igual sentido encontrámos neste guia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), enquanto pp.
A procuração é a prova do mandato. O mandato por sua vez é a autorização que uma pessoa concede para que outra pessoa possa agir em seu nome. ... Quem passa (assina) a procuração é chamado de OUTORGANTE, MANDANTE ou REPRESENTADO. Quem recebe a procuração é chamado de OUTORGADO, MANDATÁRIO, PROCURADOR ou REPRESENTANTE.
A abreviatura da expressão «por procuração» é p. p., igual à de «próximo passado» e à de «pronto pagamento». Como sabe, nestes casos, é o contexto a determinar a expressão em causa. A expressão regist{#|r}ada é «por mão própria», correspondente, penso, à da sua pergunta – «pelo próprio».
número - n.º, núm. ou n. observação - obs. oficial - of.