A Escultura Grega foi uma das importantes manifestações artísticas do mundo grego e que influenciou diversas civilizações posteriores. Para a composição das obras, os principais materiais utilizados eram mármore, bronze, pedra, madeira e terracota.
A maioria dessas pinturas, feitas com restos de carvão, pigmentos de plantas e terra colorida, combinadas ao sangue de animais, representavam animais selvagens, pessoas, geralmente em situação de caça, plantas e símbolos abstratos. Para tanto usavam pinceis feitos com pelos de animais e as próprias mãos.
A arte grega possui quatro períodos descritos em sua evolução. São eles: Período geométrico (séculos IX e VIII a.C.); Período arcaico (séculos VII e VI a.C.); Período clássico (séculos V e IV a.C.); e Período helenístico (séculos III e II a.C.).
A pintura grega teve na cerâmica a sua maior representação....Características da Pintura Grega
A pintura grega se divide em três grupos:
O período dedálico foi de 650 a.C. até 600 a.C., e foi assim chamado em homenagem à Dédalo, um herói que teria sido o inventor da arte e da escultura. As obras deste período foram marcadas pela anatomia simplificada, a representação achatada e frontal do corpo humano e pelas formas dos olhos e narizes aumentados.
Na maior parte das vezes, as pinturas dos vasos buscavam representar pessoas em suas atividades diárias e, principalmente, cenas da mitologia grega. Para dar início ao processo, o artista pintava, em negro, a silhueta das figuras. ... Contudo, Exéquias foi o maior pintor de figuras negras.
Arte Grega
Principais Pintores da Grécia Antiga: - Apeles (370 a.C.- 306 a.C.): foi pintor e escultor nascido na cidade grega de Éfeso (Jônia). Suas obras se perderam com o tempo. ... - Duride: pintor de cerâmicas, que atuou em Atenas entre 500 a.C. e 475 a.C. - Polignoto: pintor grego nascido na ilha de Tasos.
Destes quatro períodos, o período clássico foi o período em que a escultura grega estava no auge....
Policleto, o Velho. Calímaco, o escultor. Praxíteles. Escopas de Paros.
Resposta. Policteto, Fideas, Miron, Lisipo, Escopas e Praxiteles.
Os três tipos de colunas gregas mais comuns são as de ordens Dórica, Jônica e Coríntia. Os estilos de muitas colunas utilizadas na arquitetura foram inventados milênios atrás na Grécia e essas são as três principais originadoras das colunas desenvolvidas pela Grécia antiga.
Os templos gregos de pedra, cercados por uma série de colunas que sustentavam o teto, seguiam em geral três diferentes arranjos que chamamos atualmente de ordens ou de estilos arquitetônicos: o dórico, o jônico e o coríntio. Os estilos dórico e jônico são os mais antigos da arquitetura grega.
A Acrópole foi construída entre 450 e 330 a.C, sobre as ruínas de construções mais antigas ainda. Há, em seu cume, quatro das mais importantes obras primas da arquitetura grega clássica: o Parthenon, o Propileu, o Erecteion e o templo de Atena Nike.