no caso podemos afirmar que a expansão marítima ocorrida nessa época se deu principalmente porque os países da Europa buscavam novas rotas de comércio com o oriente, tendo em vista que poucos países já haviam dominado essas rotas. nesse quesito, o primeiro a se lançar ao mar foi Portugal seguido pela Espanha.
No caso podemos afirmar que a expansão marítima ocorrida nessa época se deu principalmente porque os países da Europa buscavam novas rotas de comércio com o oriente, tendo em vista que poucos países já haviam dominado essas rotas. Nesse quesito, o primeiro a se lançar ao mar foi Portugal seguido pela Espanha.
Resposta: A busca de matéria prima, mercado consumidor e fins religiosos impulsionaram a expansão marítima nos séculos 15 (XV) e 16 (XVI). Outro fator determinante foi a busca por especiarias tornando Portugal pioneiro nas Grandes Navegações. Espero ter-lhe ajudado!
Portugal foi o reino pioneiro da expansão marítima, lançando seus primeiros navios ao mar ainda no século XV. ... A Espanha se insere nessa empreitada no final do século XV, estendendo sua expansão por todo século XVI. Em seguida, Holanda e Inglaterra inauguraram as expansões marítimas tardias, durante o século XVII.
1500
Iniciando o processo de conquistas pelos mares, os portugueses no ano de 1415 dominaram Ceuta, considerada primeira conquista dos europeus durante a Expansão Marítima. O principal objetivo que os navegadores portugueses desejavam alcançar era dar a volta no continente africano, ou seja, realizar o périplo africano.
As principais consequências das expansões marítimas do século XV e XVI foram: formação das colônias europeias no ultramar, principalmente na América; crescimento do comércio internacional de produtos tropicais; extermínio de milhões de indígenas por guerras, doenças e migração forçada; criação do mais sólido mercado ...
Nesse contexto, a expansão marítima europeia teve como finalidade principal a superação da crise econômica dos séculos XIV e XV e o desenvolvimento da economia mercantil com a conquista de novos mercados.
processo histórico é representado por acontecimentos, cada fato é a seqüência ou sucessão, do que já ocorreu. O processo histórico se transforma, deixa de ser equilibrado, com as mudanças qualitativas, é um período de transição onde as transformações acontecem rapidamente, mudando o caráter.
O marco inicial dessa expansão foi a tomada de Ceuta, no norte da África, pelos portugueses, no ano de 1415.
* As Distantes Navegações. As Grandes Navegações.
Quanto à expansão marítima, pode‐se afirmar que: * iniciou‐se no século XIII e teve Portugal como pioneiro. foi determinada pelo desejo de lucro da burguesia e dos reis. foi determinada pela tomada de Constantinopla pelos turcos. iniciou‐se com a viagem de Marco Polo.
A expansão marítimo-comercial pode ser considerada um marco da modernidade européia. Foi a partir dela que o capitalismo se desenvolveu como catalisador dos interesses da burguesia, da nobreza, do rei e mesmo da Igreja Católica. ... Dois interesses se destacaram num primeiro momento: o da burguesia e o do rei.
O meme consiste em uma forma de linguagem com elevado potencial para promover uma comunicação eficiente. Esse trabalho, que foi realizado de forma individual ou em grupo pelos sétimos anos, consistiu em apresentar um meme atribuído a um navegador famoso no processo de expansão marítima. ...
O trabalho na idade moderna começou a ser mais do que apenas uma prática de sustento e, após a valorização da pobreza e abdicação de bens materiais instituída pela Igreja Católica, a modernidade e o pensamento calvinista passou a valorizar a prosperidade econômica.
Resposta. Etimologicamente as especiarias são temperos (condimentos) usados na culinária para proporcionar sabores diferentes nas comidas. Algumas especiarias também eram e ainda são utilizadas na fabricação de cosméticos, óleos e medicamentos.
As especiarias eram temperos que comerciantes europeus compravam nas arábias, no período das grandes navegações. ... Elas eram cobiçadas pelo seu alto valor no mercado europeu, que proporcionava grandes lucros aos comerciantes que negociavam tais produtos.
As especiarias eram tão valorizadas pois serviam muito bem como moeda de troca , o comércio era muito valorizado na época e também o valor comercial das especiarias era muito alto na europa .
As especiarias eram diversos produtos de origem vegetal, de aroma ou sabor acentuado, geralmente eram utilizadas na culinária como conservante e aromatizante dos Page 2 alimentos. Na farmácia são utilizadas na preparação de óleos, unguentos e medicamentos. Também é utilizado para fazer perfumes, incensos, etc.
* 1 ponto. Para poder temperar e conservar alimentos, fazer perfumes e remédios. Para comer melhor pois, a quantia de carboidratos consumidos diariamente era baixa.