EQST

Quais Eram As Abordagens Da Educaço Artstica?

Quais eram as abordagens da educação artística?

A partir de abordagens socioculturais e contextualistas, e com base nas teorias críticas da arte e da cultura, através de uma pedagogia problematizadora e dialógica (FREIRE, 1987) nas abordagens pós-modernas de ensino de Arte, valorizamos também a relação que os indivíduos estabelecem entre a arte e sua vida pessoal e ...

Quando ocorreu a redefinição da disciplina de Educação Artística para arte?

Foi criada em 1961, seguida por outra versão de 1971 e finalmente, sua mais recente promulgação em 1996, vigorando até os dias atuais. O ensino de Arte foi incluído no currículo escolar pela LDB de 1971, com o nome de Educação Artística, ainda como “atividade educativa” e não como disciplina.

Quais as tendências pedagógicas no ensino de arte?

O ENSINO DE ARTE E AS DIFERENTES TEORIAS EDUCACIONAIS As teorias não-criticas são divididas em três tendências: a Tradicional, a Escola-Nova e a Tecnicista. E as críticas em: Libertadora, Libertária e Histórico -Crítica.

Quais são as duas grandes tendências que se alternam na história da arte?

Duas grandes tendências se alternam na história da arte: NATURALISMO, que parte da representação do mundo visível. ABSTRACIONISMO, que não nos remete a objetos ou figuras conhecidas, preferindo as linhas, cores e planos. ... Na sociedade contemporânea, é a própria cultura que decide qual objeto é arte e qual não é.

Quais são as metodologias do ensino da arte?

A arte é um elemento muito significativo no processo do desenvolvimento humano, sendo esta intrínseca ao ser. ... A arte possui quatro expressões, quais sejam: artes visuais, música, dança e teatro. E a abordagem triangular, sendo uma metodologia se constitui de três passos principais: contextualizar, apreciar e fazer.

Quais as tendências pedagógicas que orientaram as diferentes propostas de ensino da arte nas escolas brasileiras?

Mostrando que as principais tendências pedagógicas usadas na educação brasileira se dividem em duas grandes linhas de pensamento pedagógico. Elas são: Tendências Liberais e Tendências Progressistas. Os professores devem estudar e se apropriar dessas tendências, que servem de apoio para a sua prática pedagógica.

Quais são as tendências pedagógicas liberais?

A pedagogia liberal acredita que a escola tem a função de preparar os indivíduos para desempenhar papéis sociais, baseadas nas aptidões individuais. ... Dessa forma, o indivíduo deve adaptar-se aos valores e normas da sociedade de classe, desenvolvendo sua cultura individual.

Qual teoria que faz parte das tendências progressistas?

Segundo Libâneo, a pedagogia progressista designa as tendências que, partindo de uma análise crítica das realidades sociais, sustentam implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação. As tendências progressistas libertadora e libertária têm, em comum, a defesa da autogestão pedagógica e o antiautoritarismo.

Qual o papel do professor na pedagogia progressista?

De acordo com essa pedagogia, o papel do professor é ser o mediador entre o aluno e o conhecimento, como explanado a seguir. A Educação Progressista considera o indivíduo como ser que constrói a sua própria história. ... Os interesses, temas e problemas do cotidiano do aluno passam a fazer parte do conteúdo ensinado.