A retenção da coloração cristal violeta pelas bactГ©rias Gram-positivas Г© atribuГda Г presenГ§a de uma espessa camada de peptidoglicano em sua parede celular. Essa camada retГ©m o corante mesmo apГіs a etapa de descoloração, onde Г© utilizado ГЎlcool para retirar o excesso de corante da amostra. Ao contrГЎrio, as bactГ©rias Gram-negativas nГЈo retГЄm a coloração do cristal violeta devido Г presenГ§a de uma membrana externa que Г© degradada pelo ГЎlcool, resultando em uma parede celular porosa incapaz de reter o corante. BactГ©rias gram-negativas absorvem uma contracoloração, como safranina ou fucsina, e aparecem em vermelho ou rosa.
A distinção entre bactГ©rias Gram-positivas e Gram-negativas com base em suas propriedades de coloração tem implicações prГЎticas. Por exemplo, certos antibiГіticos direcionados Г parede celular sГЈo mais eficazes contra bactГ©rias Gram-positivas devido Г ausГЄncia de uma membrana externa. A camada mais espessa de peptidoglicano nas bactГ©rias Gram-positivas as torna mais suscetГveis Г ação desses antibiГіticos.
De fato a metodologia irá ajudar na identificação de uma infecção bacteriana, determinando qual é o tipo de bactéria. Em outras palavras, a diferenciação das bactérias Gram-negativas e Gram-positivas permite ao médico determinar um tratamento eficaz ao paciente, dessa forma aplicando a terapia adequada em cada caso.
As bactГ©rias Gram-negativas sГЈo classificadas pela cor que adquirem depois de submetidas a um processo quГmico denominado coloração de Gram. As bactГ©rias Gram-negativas adquirem coloração vermelha quando se usa esse processo. As outras bactГ©rias adquirem coloração azul. Elas sГЈo chamadas bactГ©rias Gram-positivas.
Ao compreender as diferenГ§as na estrutura da parede celular entre as bactГ©rias Gram-positivas e Gram-negativas, os cientistas podem obter informações sobre suas caracterГsticas, comportamento e suscetibilidade aos antibiГіticos. A coloração de Gram continua a ser uma tГ©cnica fundamental em microbiologia e continua a desempenhar um papel crucial na identificação e classificação bacteriana.
Fornecido a você pela Merck & Co, Inc., Rahway, NJ, EUA (conhecida como MSD fora dos EUA e Canadá) - dedicada ao uso de ciência inovadora para salvar e melhorar vidas em todo o mundo. Saiba mais sobre os Manuais MSD e nosso compromisso com o Conhecimento Médico Global
Bacilos Gram-positivos: Listeria monocytogenes (meningite, bacteremia); Nocardia sp. (pneumonia, infecções de partes moles, abscesso cerebral); Bacillus anthracis (infecções de pele e partes moles, pneumonia, utilizado como um agente de bioterrorismo); Corynebacterium diphtheriae (difteria);
Mesmo que nem todas as bactГ©rias possam ser diferenciadas atravГ©s da coloração de Gram, com certeza a metodologia tem grande aplicação no diagnГіstico clГnico e pesquisa biolГіgica.
As bactérias Gram positivas são aquelas que se coram de azul ou violeta na coloração de Gram, em contraste com as bactérias Gram negativas, que não têm a capacidade de reter o corante cristal violeta.
As bactГ©rias Gram-positivas sГЈo classificadas pela cor que adquirem apГіs aplicação de um processo quГmico denominado coloração de Gram. As bactГ©rias Gram-positivas adquirem coloração azul quando essa coloração Г© aplicada a elas. (Outras bactГ©rias se coram de vermelho. Elas sГЈo chamadas de Gram‑negativas.)
Bacillus, Nocardia, Clostridium, Propionibacterium, Actinomyces, Enterococcus, Cornyebacterium, Listria, Lactobacillus, Gardnerella, Mycoplasma, Staphylococcus, Streptomyces, Streptococcus.
O medicamento mais indicado é o metronidazol®, oral ou creme vaginal. A prescrição é definida caso a caso; quando for oral a dose é de 500 mg - 2x ao dia durante 7 dias; quando tópico, uma aplicação ao dia por 5 a 7 dias consecutivos. Outras opções de tratamento são o uso de clindamicina®, secnidazol® ou tinidazol®.
Apesar do mГ©todo importar em muito, o real interesse deste artigo Г© demonstrar os usos prГЎticos do mГ©todo de Gram. A (nГЈo) descoloração das membranas bacterianas tem correlação direta com as propriedades fГsicas e quГmicas delas, tais como integridade, densidade, porosidade e espessura. Logo podemos deduzir que as bactГ©rias Gram-negativas possuem membrana celular mais complexas, enquanto que nas Gram-positivas esse mesma estrutura Г© relativamente mais simples.
De fato a metodologia irá ajudar na identificação de uma infecção bacteriana, determinando qual é o tipo de bactéria. Em outras palavras, a diferenciação das bactérias Gram-negativas e Gram-positivas permite ao médico determinar um tratamento eficaz ao paciente, dessa forma aplicando a terapia adequada em cada caso.
A técnica de Gram consiste em submeter esfregaços de pus ou outras secreções orgânicas contendo bactérias a agentes químicos específicos, os quais permitem diferenciar bactérias com diferentes estruturas de parede celular a partir das colorações que estas adquirem. O método submete uma amostra bacteriana à violeta de genciana, fixando-a, em seguida, pelo lugol. Todas as bactérias absorvem e fixam o corante e adquirem uma coloração violácea. Segue-se então um processo de descoloração pelo etanol-acetona. O solvente descolore as membranas externas de algumas bactérias (as Gram-negativas), e não descolore outras (as Gram-positivas). A retenção ou não do corante é dependente das propriedades físicas e químicas das paredes celulares bacterianas tais como espessura, densidade, porosidade e integridade e isso determina a sensibilidade delas às medicações. As bactérias Gram-positivas têm paredes simples e as Gram-negativas têm estrutura mais complexa.
As bactérias agem patogenicamente por meio de toxinas. As toxinas das bactérias patogênicas são substâncias que causam danos aos tecidos animais. Elas são de dois tipos: endotoxinas e exotoxinas. Ambas alteram o metabolismo normal das células ou dos tecidos do hospedeiro, danificando-os. As endotoxinas são secretadas exclusivamente pelas bactérias Gram-negativas, geralmente estão ligadas à membrana externa da parede da célula, só sendo liberadas após destruição das mesmas. Quando ocorre o rompimento da célula bacteriana e liberação da toxina, há uma resposta do sistema imune que pode causar febre, dores, choques e vasodilatação. Em grandes quantidades, a toxina pode levar à septicemia e à morte. Já as exotoxinas podem ser produzidas tanto por bactérias Gram positivas, quanto por bactérias Gram negativas.
Já as bactérias Gram-negativas possuem uma parede de peptidoglicano mais fina que não retém o cristal violeta durante o processo de descoloração e recebem a cor vermelha no processo de coloração final.
A coloração amarelada no S. aureus aparece mais pronunciada após incubação de 72 h em temperatura ambiente. O teste mais importante na identificação dos estafilococos é a prova da coagulase, que divide os estafilococos em duas categorias: Staphylococcus coagulase negativa (SCN);
Quando coloridas por um corante adequado e levadas ao microscópio, pode-se diferenciar dois tipos distintos de bactérias: as chamadas Gram-positivas e as Gram-negativas. Elas são assim chamadas porque foi o médico dinamarquês Hans Christian Joachim Gram, em 1884, quem elaborou o processo de colorir e descolorir as bactérias. Bactérias Gram-positivas são aquelas cujas paredes celulares não perdem a cor azul-arroxeada quando submetidas a um processo de descoloração depois de terem sido coloridas pela violeta de genciana. As que assumem um tom róseo-avermelhado quando submetidas ao mesmo processo são ditas Gram-negativas.
As bactérias Gram-positivas e Gram-negativas têm a coloração diferente porque suas paredes celulares são diferentes. Elas também causam tipos diferentes de infecções e tipos diferentes de antibióticos são eficazes contra elas.
Clinicamente, esta infecção pode apresentar de forma assintomática ou sintomática, sendo que os principais sintomas são aumento da frequência urinária, urgência miccional, disúria, mudança na cor e aspecto da urina, presença de hematúria e piúria (>10.000/mL).
A coloração de Gram Г© um passo muito importante na caracterização e classificação inicial das bactГ©rias. Afinal, esse mГ©todo de coloração permite que as bactГ©rias sejam visualizadas no microscГіpio Гіptico, uma vez que sem a coloração Г© impossГvel observГЎ-las ou identificar sua estrutura.
A coloração de Gram tem sido uma ferramenta valiosa na identificação e classificação bacteriana porque ajuda a diferenciar bactГ©rias com base na composição de sua parede celular. A parede celular das bactГ©rias Gram-positivas Г© composta principalmente por mucina, peptidoglicano e mucopeptГdeos, que fornecem rigidez estrutural Г cГ©lula bacteriana. A camada de peptidoglicano nas bactГ©rias Gram-positivas Г© mais espessa, variando de 20 a 80 nanГґmetros, e estГЎ localizada fora da membrana celular. Em contraste, as bactГ©rias Gram-negativas tГЄm uma camada mais fina de peptidoglicano, aproximadamente 2 a 7 nanГґmetros, imprensada entre uma membrana celular interna e uma membrana externa composta por lipГdios, tornando sua parede celular mais complexa.
As bactГ©rias Gram-positivas retГ©m o cristal violeta devido Г presenГ§a de uma espessa camada de peptidoglicano (polГmero constituГdo por açúcares e aminoГЎcidos que originam uma espГ©cie de malha na regiГЈo exterior Г membrana celular das bactГ©rias) em suas paredes celulares, apresentando-se na cor roxa.
Os estafilococos sГЈo cocos Gram-positivos, podem se apresentar isolados ou aos pares, em cadeias curtas ou agrupados. O aspecto macroscГіpico da colГґnia em meio sГіlido, presenГ§a de pigmento e hemГіlise em ГЎgar sangue de carneiro sГЈo caracterГsticas auxiliares na identificação destes microrganismos.