Encontramos como principais características das RAS: a formação de relações horizontais entre os pontos de atenção, tendo a Atenção Básica como centro de comunicação; a centra- lidade nas necessidades de saúde da população; a responsabilização por atenção contínua e integral; o cuidado multiprofissional; o ...
A atenção básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte ...
O documento Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) orientado pelos valores da ética, do profissionalismo e da participação, expressa o acerto na definição pelo Ministério da Saúde de revitalizar a Atenção Básica à Saúde no Brasil.
A Atenção Primária à Saúde (APS) é o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o ...
A Atenção é um fenômeno necessário para que se processe o aprendizado, durante o qual a inteligência escolhe e dá destaque a determinados incitamentos e produz uma conexão entre eles. O ser humano é bombardeado por estímulos o tempo todo, originários das mais variadas procedências.
A atenção exerce uma função muito importante na capacidade de retenção de informações relevantes, pois é através dela, associada aos processos de controle, que guardamos informações na memória de longa duração.
A atenção é a capacidade que temos de focalizar um objeto ou grupo de objetos externos(sensoriais) ou internos(pensamentos) que aparecem aos nossos sentidos. ... Essa atenção depende do tronco cerebral e dos sistemas ativadores do estado de alerta ou vigília que vêm de baixo para cima; é bastante primitiva e instintiva.
Quais são os tipos de atenção
Atenção é um processo cognitivo que nos permite escolher e nos concentrar em estímulos relevantes. De acordo com o modelo de Sohlberg e Mateer (1987, 1989) existem vários tipos: cocentrada, sustentada, seletiva, alternada e dividida.
O que é a atenção dividida? A atenção dividida poderia ser definida como a capacidade de nosso cérebro para prestar atenção a dois estímulos ao mesmo tempo, e responder às múltiplas necessidades apresentadas em seu entorno.
Atenção seletiva: subtipo atencional no qual somos capazes de selecionar, a partir de diversos fatores e características de um estímulo e focar em apenas um fator de interesse. ... Atenção dividida: capacidade na qual somos capazes de processar duas ou mais características do estímulo ao mesmo tempo.