As cidades que foram fundadas pelo império romano são Santarém (Scallabis), Évora (Ebora), Beja (Pax Julia), Braga (Bracara Augusta), Santiago do Cacém (Miróbriga), Mértola (Myrtilis Iulia) e Coimbra (Conímbriga).
A cidade de Roma nasceu como uma pequena aldeia e se tornou um dos maiores impérios da Antiguidade. Situada na Península Itálica, centro do Mediterrâneo europeu, Roma era o centro da vida política e econômica da região.
O Império Romano foi dividido em 284 d.C. como forma de melhor administrar o poder. A divisão consistiu em: Império Romano do Ocidente, tendo como capital Roma; Império Romano do Oriente, com Bizâncio como capital.
Roma, atual capital da Itália, é o centro de onde emergiu um dos mais extensos impérios constituídos durante a Antiguidade. Fixada na porção central da Península Itálica, esta cidade foi criada no século VIII a.C. e contou com diferentes influências culturais e étnicas.
Italiano
grego
Um dos principais fatores de divulgação (extensão ou implantação) do latim no vasto Império Romano foi o exército. O soldado romano ensinava a sua língua e a sua pronúncia, mas ao mesmo tempo aprendia a prosódia e a língua de seus companheiros.
As línguas românicas, também conhecidas como línguas neolatinas, latinas, ou colectivamente como romance ou romanço, são idiomas que integram o vasto conjunto das línguas indo-europeias que se originaram da evolução do latim, principalmente do latim vulgar, falado pelas classes mais populares.
A Língua Portuguesa foi influenciada não somente pelo latim, no qual já estamos acostumados a ouvir. A língua também recebeu influência das línguas indígenas e também pelas africanas. Isso ocorre porque quando o Brasil sofreu a colonização dos portugueses naquela época esses povos também habitavam o mesmo local.