O ferro fundido é uma liga de ferro em mistura eutética com elementos à base de carbono e silício. Forma uma liga metálica de ferro, carbono (a partir de 2% a 7%), silício (entre 1 e 4%), podendo conter outros elementos químicos.
O ferro fundido cinzento oferece facilidade na fusão e na moldagem, possui boa resistência mecânica (compressão), resistência ao desgaste e boa capacidade de amortecimento.
A primeira delas é que, enquanto o ferro, conhecido como “Fe” na tabela periódica é um metal puro, o aço é a “mistura” do ferro (Fe) com o carbono (C). Desta forma, é possível dizer que o aço é uma mistura que utiliza o ferro em sua composição e por isso estão relacionados.
Para ser definida como aço, a liga metálica deve possuir um percentual de carbono inferior a 2%. Uma liga de ferro-carbono com percentual superior a este é classificada como ferro fundido. Já os aços inoxidáveis possuem ferro e carbono na sua constituição, porém precisam ter no mínimo 10% de cromo na sua formulação.
Como e por que ocorre a corrosão do aço? A corrosão é um processo de deterioração dos metais que resulta da interação entre agentes naturais, como o gás oxigênio presente no ar e átomos da superfície do metal. Quando o material contém ferro, chamamos o produto dessa reação de “ferrugem” (óxido de ferro).
O alumínio é um material bem leve, e o baixo peso reflete no seu custo, que se apresenta bem menor se comparado a outros metais como, por exemplo, o aço inox. Este metal é muito utilizado em utensílios e acessórios de cozinha, maçanetas, acabamentos de móveis para áreas internas e externa, entre outras finalidades.
Visto que que o aço costuma ter maior resistência, excelente durabilidade, grande variedade e baixo custo. ... Como único ponto negativo, o alumínio possui um valor relativamente maior que os demais materiais já citados, porém a resistência, longevidade e facilidade de manutenção compensam o custo a longo prazo.