O período pré-colonial corresponde aos primeiros anos de colonização do Brasil pelos portugueses. Abrange dos anos de 1500 a 1530 e a principal atividade econômica foi a exploração do pau-brasil.
O período que vai de 1500, data da chegada da esquadra de Pedro Álvares Cabral, até 1530; é denominado pelos historiadores de período pré-colonial. ... A economia pré-colonial baseou-se na extração e comércio do pau-brasil, madeira avermelhada encontrada no litoral brasileiro, que já era bastante conhecida na Europa.
Em 1530, o rei de Portugal D. João III resolveu dar início a colonização do Brasil, fixando pessoas no território colonial. A diminuição dos lucros com a exploração do pau-brasil e as constantes presenças de estrangeiros no litoral brasileiro preocupou o monarca português.
Até 1530, Portugal tinha muito pouco interesse no Brasil, principalmente devido aos lucros elevados adquiridos através do comércio com a Índia, China e Indonésia. Apenas em 1532 os portugueses estabeleceram a sua primeira colônia no Brasil.
O período que se iniciou em 1500 com a chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil e foi até meados da década de 1530 com a criação do sistema de capitanias hereditárias é chamado por muitos historiadores de período pré-colonial em virtude da ausência de políticas colonizadoras de Portugal e de um programa de ocupação ...
As feitorias portuguesas foram entrepostos comerciais, geralmente fortificados e instalados em zonas costeiras, que os portugueses construíram para centralizar e, assim, dominar o comércio dos produtos locais para o reino (e daí para a Europa).
O Período Pré-Colonial começa em 1500 com o descobrimento do Brasil e vai até 1532, com a chegada das primeiras expedições colonizadoras comandadas por Martim Afonso de Souza. ... João III, decidisse por iniciar efetivamente a colonização do Brasil.
Resposta. Resposta: Portugal começou sua colonização por razões econômicas e estratégicas. Por um lado as causas econômicas são devido ao declínio nos lucros no comércio com o Oriente e as possibilidades comerciais do Pau-Brasil, a casca da qual se produz um corante vermelho usado para tingir tecidos.
Livros e jornais eram impedidos de circular livremente. Era praticamente impossível encontrar no Brasil daquela época um médico que tivesse feito curso regular. A vinda da corte portuguesa no Brasil mudou tudo. Durante três séculos, o litoral brasileiro só podia receber navios de Portugal.
A principal razão foi o medo de invasões: no começo do século XVI já era conhecido o potencial que os novos territórios na América representavam, o que despertou o interesse de outras potências. Os franceses, por exemplo, invadiram por duas vezes o território português, e posteriormente os holandeses também o fizeram.
Resposta. Foi somente na década de 30, no século XVI,que Portugal se preocupou em colonizar o Brasil. Um dos motivos,foi medo de perder a posse do território;outro foi o fato de a Coroa portuguesa estar com sérias dificuldades financeiras e por isso buscava novas fontes de lucro.
Resposta. Resposta: Explicação:extração do Pau-Brasil, escambo e mão de obra indígena.
pau-brasil, pois havia em grande quantidade, e apenas no território Brasileiro. A relação dos indígenas com os portugueses era por meio do escambo, isto é, da troca. Os indígenas extraíam a madeira e eram pagos com utensílios como machados, facas, espelhos, canivetes etc.
A primeira riqueza explorada pelo europeu em terras brasileiras foi o pau-brasil (caesalpinia echinata),árvore que existia com relativa abundância em largas faixas da costa brasileira. ... Após a conquista do Brasil, tornava-se mais lucrativo extraí-lo diretamente de nossas matas litorâneas.