Efeitos menos frequentes são boca seca, intestino preso, pressão baixa, sonolência, problemas urinários e vômitos. O aumento dos sintomas relacionados à depressão também pode acontecer no início do tratamento com a sertralina - caso isso aconteça, informe seu médico, especialmente se surgirem pensamentos sobre suicídio.
Sertralina é um medicamento usado no tratamento de depressão, ataques de pânico, transtorno obsessivo-compulsivo, transtorno de estresse pós-traumático, transtorno de ansiedade social (fobia social) e uma forma grave de síndrome pré-menstrual (transtorno disfórico pré-menstrual).
Para aproveitar os benefícios terapêuticos, pode ser necessário ajustar a dosagem do medicamento. Por conta disso, é importante fazer o tratamento com o acompanhamento de um psicólogo ou de um médico psiquiatra.
>> Leia também: Amitriptilina: conheça os efeitos deste antidepressivo
Além disso, devemos destacar que estatísticas recentes apontam que o Brasil é o segundo país com maior nível de estresse no mundo, perdendo apenas para o Japão.
Por outro lado, a terapia cognitiva trabalha em outra parte do cérebro, o córtex pré-frontal, aumentando o controle do paciente sobre suas emoções. Por isso, o sucesso do tratamento é muito maior quando a psicoterapia é associada à medicação.
Frequentes (1% a 10%): Sistema nervoso: convulsões, perturbações da atenção , dificuldade de concentração, enxaqueca, tremores; Sistema cardiovascular: dor no peito, afrontamentos, palpitações; Outros efeitos secundários: fadiga; Sistema gastrointestinal: dor abdominal, obstipação, dispepsia (dor abdominal superior), gases, vómitos; Metabolismo: anorexia, alterações do apetite (aumento ou diminuição), ganho ou perda de peso; Sistema reprodutor: distúrbios da ejaculação, disfunção erétil, irregularidades menstruais; Pele: acne, erupções cutâneas, aumento da oleosidade da pele; Sistema muscular: dor nas articulações, dores musculares; Visão: alterações visuais, visão prejudicada; Outros efeitos colaterais: febre, mal-estar, zumbido nos ouvidos
Como todos os medicamentos, o cloridrato de sertralina pode causar efeitos colaterais em algumas pessoas, mas a maioria das pessoas não apresenta nenhum ou apenas efeitos colaterais menores.
No caso de crianças com mais de 6 anos, a sertralina pode ser indicada pelo pediatra ou psiquiatra para o tratamento da depressão ou transtorno obsessivo compulsivo (TOC), sendo normalmente recomendadas doses iniciais de 25 mg por dia para crianças entre 6 e 12 anos, podendo ser aumentada pelo médico para 50 mg por dia, de acordo com a resposta ao tratamento.
Os efeitos colaterais mais comuns da sertralina são insônia, sonolência, tontura, dor de cabeça, náusea, vômito, diarreia, má digestão, alterações no apetite, pesadelos, tremor, zumbido no ouvido, dor nas articulações ou palpitações.
Além disso, durante a amamentação a sertralina deve ser usada somente se indicado pelo médico pois pode passar para o leite materno, podendo causar irritabilidade, sonolência, cólicas e perda do apetite no bebê.
Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.
Isto porque a serotonina é um neurotransmissor conhecido como “hormônio da felicidade”, que ajuda a equilibrar o humor, o sono, a ansiedade e a depressão. Conheça mais sobre a serotonina.
Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.
Devido à crise econômica no Brasil, a economia instável causa problemas significativos para a saúde mental da população, pois a maioria das pessoas termina um dia de trabalho sem saber se terá emprego no dia seguinte. Além disso, o trânsito caótico, a ameaça de violência e a “obrigação” de estar bem fazem com que cada vez mais pessoas recorram aos antidepressivos.
Meu cardíologista receitou a sertralina 50mg uma vez ao dia, no segundo comprimido, tive duas arritmias, fui para na emergência com FC 190 Bpm, paralisia fácial, e membros superiores, após 15 minutos passou com um tranquilizante que a enfermeira aplicou, é perigoso esse remédio.
O estudo, que avaliou 452 adultos com depressão, mostrou que os participantes que usaram medicamentos combinados com terapia durante o tratamento se saíram melhor. Em outras palavras, eles se recuperaram mais rapidamente e eram menos propensos a interromper o tratamento ou sofrer uma recaída após a terapia.
Olá, faço o tratamento anti tabagismos pelo SUS, me foi receitado Sertralina 50mg, me sinto meio abobada com esse remédio, resolvi tomar meio comprimido e tenho me sentido muito bem. Diminuir a dose pode ser perigoso?
A Terapia Online foi regulamentada no Brasil em 12/11/2018, através da Resolução CFP 011/2018. Atualmente é permitida e amplamente divulgada, não havendo limites de sessões para sua prática. A Terapia Online amplia o acesso de serviços de psicologia à população que vive em regiões com acesso limitado a serviços psicológicos e também para brasileiros que moram no exterior.
Sertralina é um antidepressivo indicado para o tratamento da depressão, transtorno obsessivo compulsivo, síndrome do pânico ou fobia social, pois aumenta a disponibilização de serotonina no cérebro, um neurotransmissor responsável pela regulação do humor e bem estar.
Como mencionado anteriormente, a razão pela qual a sertralina é tão popular é que seus efeitos colaterais são muito mais leves do que outros antidepressivos vendidos pela indústria farmacêutica.
Contudo, já a terapia cognitiva trabalha a outra parte do cérebro, o córtex pré-frontal, aumentando o controle que um paciente tem sobre suas emoções. Por essa razão, o sucesso do tratamento é tão maior quando ocorre a combinação da psicoterapia com a intervenção medicamentosa.
Efeitos colaterais: quais são os sintomas que a Sertralina causa?
Existem muitas medicações para o tratamento de enxaqueca, mas basicamente os principais são: antidepressivos, estabilizadores de humor e outros. Os antidepressivos podem ser de várias classes. Os inibidores de receptação da serotonina (fluoxetina, paroxetina, sertralina...) são considerados neutros no tto.
É comum a sertralina causar vômitos, náuseas e perda de apetite, pois estas são reações adversas desse medicamento. Caso tais sintomas persistam, seria bom que informasse ao seu médico para que ele então defina se é melhor trocar a medicação ou se mantê-la para o tratamento ter continuidade. Att. Sim.
Princípio Ativo: cloridrato de sertralina
Geralmente, não há maiores problemas do uso de clonazepam sublingual em pacientes com problemas cardíacos. Parece que a questão principal é avaliar se a medicação é realmente necessária, já que as crises de ansiedade com frequência têm muitos sintomas fisicos e se confundem com os sintomas das cardiopatias.
Sim, diazepam pode baixar a pressão arterial, porém, não é o tratamento de escolha para Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS).