Amendoim Japonês: Uma Origem Surpreendente Ironicamente, os amendoins do tipo japonês têm origem no México, e não no Japão. Também conhecidos como maní japonés ou cacahuates japoneses em espanhol, este aperitivo foi inventado em 1945 por um imigrante japonês que vivia no México chamado Yoshigei Nakatani.
O amendoim é uma leguminosa de origem vegetal, da família Fabaceae. É uma planta originária da América do Sul e é hoje um dos principais cultivos da África, onde faz parte de vários pratos da culinária.
O amendoim pode ser um bom companheiro para quem deseja emagrecer, já que é rico em gorduras monoinsaturadas (gorduras saudáveis), além de ajudar a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis, o que faz ativar o metabolismo para queima de gordura. No entanto, é um alimento bastante calórico.
Como manter amendoins frescos na casca
Mantenha o amendoim em recipientes fechados e em local fresco, seco e escuro. Caso prefira, pode guardar na geladeira ou até congelar por, no máximo, três meses.
Elas perdem umidade rapidamente e podem desenvolver mofo. O ideal é guardar na geladeira, de preferência em um recipiente de vidro ou de aço inoxidável bem fechado. Ele deve ser limpo e seco. Dessa forma, você evita a oxidação das gorduras e a alteração do sabor.
15 dias
Antes do cozimento, o amendoim deve ser armazenado em um recipiente hermético e em lugar fresco, seco e escuro. Depois de pronto, é possível conservar o amendoim cozido por alguns dias dentro da geladeira. Eles devem ser guardados em recipientes bem fechados por até 5 dias.
Amendoim: Não aberto: 1 à 2 anos. Aberto: 1 a 2 semanas, se estiver em embalagem fechada. Pepinos em conserva: Não aberto: 18 meses.
Porém, o amendoim embora seco, se for mal armazenado pode, em época chuvosa (devido à elevada umidade relativa do ar), reumedecer-se e dar condições ao fungo de crescer, possibilitando a contaminação com aflatoxina.
Observe a superfície, cascas de amendoim terão um exterior áspero, sólido e marrom. Nenhum mofo verde, cinza ou branco deve estar presente. O amendoim sem casca terá uma pele fina cobrindo o miolo, que deve ser contínuo e liso. Não coma amendoins com qualquer indício de mofo ou com miolo ressecado ou preto.
A maioria dos enlatados possui datas de validade de cerca de três anos depois de embalados, desde que não haja amassados ou ferrugem na lata. Uma vez que estejam armazenados em um lugar fresco, são seguros de se comer por mais três ou quatro anos além da validade.
O próprio coordenador, em próprio ofício destinado ao instituto, reconhece que os produtos estão fora da validade. “Geralmente o produto é apreendido e passa 10 dias a disposição para que o dono do estabelecimento recorra. Mas, passados uns 20 dias, a gente encaminha para doação.
Alimentos refrigerados como carnes, iogurtes, leites, creme de leite, leite condensado e requeijão, por exemplo, são exemplos de produtos que não devem ser consumidos após o vencimento e suas características devem ser avaliadas mesmo quando dentro do prazo.
Os chocolates são um dos alimentos vencidos que podem ser consumidos, porque costumam ter uma duração de até um ano, mas é sempre bom se certificar que eles não estão realmente estragados. Quanto mais tempo longe do prazo, mais atenção ao chocolate é preciso.
Se boiar, está podre e tem que descartar. Esses também são alimentos duradouros e que mesmo após a data de vencimento podem ser consumidos sem problema algum. Como são alimentos secos, não há risco de mofo. O chocolate, por sua vez, se mantém bom até dois anos após a data de validade.
No caso de presunto, mortadela e afins, um indicativo de que o produto não deve mais ser consumido é o cheiro, já que o odor fétido é um forte sinal de presença de bactérias. Além disso, evite consumir esses alimentos se eles estiverem com uma textura diferente, se estiverem viscosos ou duros demais.
A validade muda de produto para produto porque está diretamente relacionada com a validade dos ingredientes. Em geral, tabletes puros tem validade de alguns meses e, no máximo, 2 anos. Já alguns bombons podem durar apenas 5 ou 6 dias, quando têm recheios frescos e delicados como os feitos com frutas ou creme de leite.
Ainda de acordo com a nutricionista, mesmo com todos esses cuidados é preciso estar atento à validade. Os chocolates recheados devem ser consumidos em um prazo de sete dias. Já os simples, em até 30 dias. Já a geladeira deve ser usada só em último caso.
Se um hambúrguer industrializado já não é uma comida muito saudável, comê-lo fora do prazo de validade pode ser perigoso a saúde. ... Já se a carne, no caso o hambúrguer, se mantiver totalmente congelado, sem alterações de temperatura, pode ser consumido até um ano após o vencimento do prazo.
Não pode Comer: Massa para bolo pronta (alguns ficam com gosto ruim até mesmo antes do dia do vencimento)
O seu prazo de validade, porém, é mais curto. Ou seja: é importante usá-lo rapidamente! Em um recipiente, coloque 1 colher (chá) de fermento e acrescente 1/2 xícara (chá) de água fervendo. Se a mistura começar a borbulhar bastante, seu fermento está ótimo e pronto para ser usado.
A farinha, quando vencida pode formar alguns fungos e bactérias podendo causar uma terrível diarréia e dor abdominal. ... A farinha com fermente normalmente tem uma validade menor, pois por causa do fermento ela fica mais vulnerável. Fermento em pó: O fermento não tem grandes riscos, porém ele não tem a mesma eficacia.
Vencido, mas não estragado De acordo com a bióloga e mestre em microbiologia de alimentos Rachel Caetano, não é preciso pensar duas vezes. Passou do prazo de validade, melhor evitar. “Alimento fora de prazo é um problema para o consumidor, não é seguro. Todo alimento tem seu grau de contaminação”, ela afirma.
Considerações finais. Embora o fubá possa ser armazenado por tempo indeterminado, se não for mantido em locais frescos e secos, ele pode ficar rançoso e dar mofo. Se ele não for congelado, mas ficar estocado em um ambiente frio e seco, poderá ser consumido com segurança dentro de até um ano.
Não comer queijo vencido Queijo fora do prazo de validade não deve ser consumido, pois o fabricante não se responsabiliza mais pela segurança no consumo desse produto. Por isso, descarte o queijo e não coma, mesmo que aparentemente o queijo esteja bom.
É errado achar que carne congelada vencida pode ser consumida. É uma pena, mas já era. Acredite com todas as suas forças, carne congelada vencida faz mal, muito mal.
São eles: salame, salsicha, mortadela, presunto e outros similares desta categoria, que só devem ser consumidos se estiverem dentro do prazo de validade.
até 30 dias
12 meses