O peixe não se encaixa em nenhum outro grupo de alimentos além da carne, porque é um animal. Portanto, peixe é carne! A definição real da palavra carne é "carne animal", segundo o Google. Peixe é carne.
Comer peixe na Semana Santa faz parte da tradição e da devoção cristã. O costume de comer peixe é ligado a uma forma de praticar o jejum e a abstinência, uma prática, ao lado da caridade e esmola, indicada pela Igreja como prática de devoção típica do tempo da Quaresma.
Os princípios da lei ainda se fazem presente no Novo Testamento quanto aos demais costumes, mas restrição alimentar já não se faz mais. Respondendo à dúvida da nossa conversa: Não! Não é pecado comer carne de porco.
Peixes carnívoros: eles se alimentam principalmente de outros animais, como crustáceos, anfíbios, insetos e peixes menores. Exemplos de espécies: Oscar, Acará e Betta; Peixes herbívoros: esses peixes consomem alimentos de origem vegetal, como plantas, algas e outras.
Peixes e aves estão na categoria de carne branca, com exceção do avestruz que é um corte vermelho, porém tem características de carne branca, semelhante ao peixe. A diferença das cores deve-se à concentração de mioglobina, que é mais presente em carnes vermelhas.
Embora alguns dos católicos, praticantes ou não, deixem de comer carne vermelha nas quartas e sexta-feiras da Quaresma, período entre a quarta-feira de cinzas e o domingo de Páscoa, a Igreja não considera pecado a quebra desta tradição que vem sendo mantida geração após geração.
Isso acontece porque, na época, a carne era artigo de luxo, e era peça rara à mesa das pessoas mais pobres. O peixe, por outro lado, era abundante e barato, por isso comum nas refeições dos mais humildes.
Sexta-feira Santa, que precede o Domingo de Páscoa, é celebrada por católicos de todo o mundo. A última sexta-feira da Quaresma é quando os católicos se abstêm de comer carne.
A orientação atual é que os católicos que desejarem se abstenham na Quarta-Feira de Cinzas, nas sextas-feiras da Quaresma e na Sexta-Feira Santa. Pessoas enfermas, idosas e crianças são isentas dessa orientação.
A cor vermelha dos tomates lembra-lhes o sangue, por isso não os comem. Os muçulmanos não comem carne de porco porque acham que os porcos são maus. Os índios não comem carne de vaca porque é considerada sagrada.
Dentro da tradição da Igreja Católica, a Sexta-Feira Santa, também conhecida como Sexta-Feira da Paixão, é um dia reservado para a prática da abstinência. Essa tradição milenar do catolicismo opõe-se ao consumo de carne vermelha e de frango nesse dia.
Como este pode ser o signo mais sensível do zodíaco, sua aparelhagem física e psíquica percebe e assimila tudo de maneira muito própria. E como a vida é cheia de desafios, a percepção de Peixes sobre a realidade pode ser dramática. ... Como em Peixes a realidade é por vezes dolorida e ele prefere fugir da realidade.
Segundo as mesmas escrituras, Jesus Cristo viveu e morreu para salvar todas as pessoas e de seus pecados. ... Durante toda a Quaresma, o período de 40 dias que antecede a Páscoa (ressurreição de Cristo), a recomendação da Igreja é que o fiel não coma carne ou substitua isso por pequenas ações de sacrifício.
A principal diferença relativamente à carne corresponde ao conteúdo e ao tipo de gorduras. ... Além disso, o peixe tem uma menor proporção de colesterol e gorduras saturadas, embora tenha uma quantidade de gorduras insaturadas superior à da carne.
Trata-se de um símbolo de prosperidade e abundância. Também pode significar fertilidade. Para os chineses, o peixe simboliza a sorte. Já a carpa representa resistência, coragem e perseverança.
Os baiacus são peixes que chamam a atenção pelo modo que se defendem. Chamados também de peixes-balão, eles se inflam ao se sentirem ameaçados. São também conhecidos pelos nomes vulgares sapo-do-mar e fugu.
Já para os evangélicos, a páscoa é oriunda da passagem da bíblia em que Deus orienta Moisés a atravessar o mar vermelho. "Aquele dia, que podia ser o último dos Judeus, se tornou um dia de libertação. Para nós, Cristo é essa passagem, libertação. ... Páscoa significa superar".
Peixes é o último signo do zodíaco e representa a Água Mutável, simbolizando a dualidade emocional. Seu símbolo é composto por dois peixes presos em tensão, representando as contradições sentimentais.
Também o porco, porque tem unhas fendidas e a fenda das unhas se divide em duas, mas não rumina; este vos será imundo. Das suas carnes não comereis, nem tocareis nos seus cadáveres; estes vos serão imundos”. O leitor cristão poderá dizer: Ah, isso é o Antigo Testamento, a lei de Moisés…