Segundo Bauman (2005), as comunidades virtuais criam apenas uma ilusão de identidade e um simulacro de comunidade. Tampouco, elas podem dar substância à identidade pessoal, pois elas tornam mais difícil para a pessoa chegar a um acordo com o seu próprio eu.
Pode-se designar, num sentido lato, a identidade pelo desenvolvimento do sentido daquilo que se é, ou seja, do carácter do que é único. Este termo remete para a identidade individual e pessoal de cada indivíduo.
As sociedades da modernidade tardia, argumenta ele, são caracterizadas pela "diferença"; elas são atravessadas por diferentes divisões e antagonismos sociais que produzem uma variedade de díferentes "posições de sujeito" - isto é, identidades -para os indivíduos.
A globalização surge abarcando todas as identidades culturais, formando um conjunto onde tudo e todos estão em um mesmo ambiente. ... “As identidades nacionais estão se desintegrando, como resultado do crescimento da homogeneização cultural e do “pós-global”.
A crise de identidade ocorre quando deixamos de nos identificar com um papel social que exercíamos até então. ... A falta de identificação (e a consequente crise de identidade) ocorre quando nos sentimos presos e limitados dentro de um papel social, ou ainda por conta de um sofrimento que aquele papel nos causou.
Identidade é a qualidade de idêntico. É o reconhecimento de que o indivíduo é o próprio. É o conjunto de caracteres particulares, que identificam uma pessoa, como nome, data de nascimento, sexo, filiação, impressão digital etc.
A identidade permite que uma pessoa possa ser reconhecida, consequentemente, a identidade pessoal define um indivíduo. Devemos ter consciência da importância de identidade, uma vez que temos memória e sem ela seria impossível nosso próprio reconhecimento.
A identidade se vincula com a consciência, porque a consciência faz a pessoa, logo, se você não tem consciência, você não tem identidade. Mas, esse vinculo vai mais além, porque é através da nossa consciência que formamos nossa identidade.
A identidade profissional é responsável por apresentar sua personalidade e definir sua imagem enquanto pessoa inserida no mercado. Assim como ao longo da vida vamos adquirindo características que nos formam como pessoa, isso também é possível quando se trata da profissão.
8 Passos para construir uma identidade profissional inesquecível
A identidade pessoal é construída pela autopercepção, enquanto a identidade social é construída pela percepção que os outros têm do sujeito. ... É nesse sentido, pois, que estamos tomando a identidade profissional como um tipo de identidade social.
De acordo com Pimenta e Anastasiou (2002) a identidade profissional se constrói com base na significação social da profissão; na revisão constante dos significados sociais da profissão; na revisão das tradições. Mas também com base na reafirmação de práticas consagradas culturalmente que permanecem significativas.
É um profissional mais próximo do estudante, enxergando-o em sua integralidade, levando em consideração seus traços como pessoa. Esta valorização do humano deixou a prática educacional com mais significado, pois o professor passa a olhar para seus alunos como indivíduos com necessidades diferentes e particulares.
Infelizmente, o professor é visto por grande parte da sociedade como um subalterno para o qual são dirigidas diversas ordens. ... Quando o professor toma uma atitude mais severa, como retirar o aluno da sala devido um ato de desrespeito, o culpado não é o aluno e sim o professor por ter constrangido o mesmo.
O trabalho do professor consiste na construção de práticas docentes que conduzam os alunos à aprendizagem. A cultura profissional. Ser professor é compreender os sentidos da instituição escolar, integrar-se numa profissão, aprender com os colegas mais experientes.