Os sítios receptores de fármacos em todas estas proteínas são chamados "receptores silenciosos", pois sua interação com aqueles não gera efeitos biológicos. Uma vez que as proteínas não passam através das paredes capilares, a ligação do fármaco às proteínas pode retê-lo no espaço vascular por um determinado tempo.
As drogas também podem apresentar diferentes afinidades: a albumina apresenta maior afinidade por drogas aniônicas (ácidos fracos) e drogas hidrofóbicas. Quando dois fármacos são administrados, cada um com alta afinidade com a albumina, ocorre competição pelos sítios de ligação disponíveis.
As principais proteínas plasmáticas são a albumina, as globulinas e o fibrinogênio.
A albumina é a proteína mais abundante do plasma, pois representa entre 35 a 50% de todas as proteínas encontradas. ... As proteínas plasmáticas podem alterar a distribuição do fármaco, pois pode limitar o acesso a locais de ação intracelular.
Das muitas proteínas plasmáticas que podem interagir com os fármacos, as mais importantes são a albumina, a alfa-1-glicoproteína ácida e as lipoproteínas.
Para o ganho de massa muscular, o mais importante é ter um consumo de proteína na quantidade adequada, distribuído nas refeições ao longo do dia. Portanto, a albumina pode ser utilizada no café da manhã, nos lanches entre as refeições ou após o treino, na ceia...