O TPC tem a função de programar a produção em função da restrição do sistema, e o Gerenciamento de Pulmões permite o controle do que foi planejado pelo TPC. ... Nesse contexto, as áreas de produção e logística industrial – atividades centrais das empresas industriais – são alvos constantes de iniciativas de melhoria.
O posto gargalo é aquele que possui menor capacidade de produção ao longo do fluxo do processo e, assim, determinará a capacidade total do sistema produtivo. ... Por isso o nome da teoria, pois o gargalo é a restrição que limita a empresa de produzir e faturar mais.
A expressão "tambor-pulmão-corda" se refere a uma técnica de programação desenvolvida usando a Teoria das Restrições. O tambor determina o ritmo para a restrição. O pulmão é um mecanismo de tempo usado para proteger o gargalo das incertezas.
Nos arranjos musicais, o Tambor (ou percussão) é quem dita o ritmo e a “velocidade” das composições, por esse motivo o gargalo foi batizado de Tambor do processo produtivo. ... É importante determinar qual é o gargalo da produção pois, dessa forma, pode-se atuar sobre ele para reduzir o tempo de execução.
A expressão "estoque pulmão" se refere à quantidade de materiais que aguarda processamento Pode referir-se a matéria-prima, produtos semi-acabados ou uma pendência propositalmente mantida antes do centro de trabalho.
ESTOQUE PULMÃO (BUFFER INVENTORY) Quantidade de materiais que aguarda processamento. Pode referir-se a matéria-prima, produtos semi-acabados ou uma pendência propositalmente mantida antes do centro de trabalho.
PULMÃO PRÓXIMO (NEAR BUFFER) Área de um armazém, situada próximo à separação de estoque na qual as mercadorias são depositadas temporariamente para reabastecer mais rapidamente a separação.
Conheça os principais desafios da gestão de estoque da sua empresa
O planejamento e controle de estoques gerenciam as atividades operacionais e produtivas que envolvam estoques com o objetivo de satisfazer continuamente a demanda dos consumidores, sejam eles internos ou externos. ... Reduzir custos pelo equilíbrio entre capacidade e demanda.
O controle de estoque em pequenas empresas contém custos relativos ao espaço utilizado, equipe direcionada à atividade, sistemas adotados, perdas e danos etc. Avalie o custo e busque elevar a eficiência.
Um bom controle de estoque permite ao gestor calcular o giro das mercadorias e aperfeiçoar o processo de compras, diminuindo a pressão sobre o capital de giro da empresa.
Os 7 sistemas de controle de estoque mais utilizados no Brasil