Não se deve fazer o chá muito forte, pois pode atacar os rins ou o fígado. Não se deve usar as folhas novas, mas sim as adultas e de preferência secas. Modo de usar: O chá de confrei é indicado para a pele, intestinos e ovários.
Modo de preparo Para fazer o chá de salsaparrilha, é necessário ferver a água e adicionar a raiz de salsaparrilha triturada e deixar por mais ou menos 10 minutos. Em seguida, coar e tomar uma a duas xícaras por dia.
Salsaparrilha é uma planta medicinal nativa da América Central que se assemelha a uma trepadeira e possui raízes grossas e folhas ovais em forma de lança. As raízes da Salsaparrilha são comumente usadas como aromatizante para bebidas e alimentos, e tem sido usada de forma medicinal há centenas de anos.
Naturalmente anti-inflamatória, a japecanga ajuda a fortalecer a imunidade, assim tornando o corpo mais protegido contra inflamações e infecções diversas.
O sene possui propriedades laxativas, purgativas, depurativas e vermífugas e, por essa razão é muito utilizado para tratar problemas gastrointestinais, especialmente a prisão de ventre.
Coloque água quente (não fervente) sobre 0,5 a 2 gramas (um quarto de colher de chá) de sene. Evite o uso chá de sene em saquinhos, pois podem conter muito ou pouco da erva. Devido aos efeitos do sene é melhor controlar a quantidade que entra na xícara de chá. Deixe o chá em infusão por 10 minutos, coe e beba.
Nele, a dona do canal, Maria da Paz, ensina a preparar um chá de sene para emagrecimento com diversos ingredientes, prometendo eliminar até 20 kg rapidamente. Os comentários de quem testou a receita são hilários e viralizaram na internet.
Abafe com uma tampa, espere mais 5 minutos, coe e beba. Se preferir, é só adoçar a gosto. Lembre-se que suas ações laxantes demoram de 6 a 12 horas para fazer efeito, por isso prefira consumir o chá a noite. Não tome por muitos dias seguidos, pode ser perigoso para seu intestino.
Como o sene funciona no intestino? O chá de sene tem um forte efeito laxante porque a planta é muito rica em senosídeos do tipo A e B, substâncias que têm a capacidade de estimular o plexo mioentérico, que é responsável por aumentar a contração do intestino, empurrando as fezes para fora.
Tomar muito Chá de Sene pode provocar cólicas intestinais, diarreia, vômitos, má absorção de nutrientes pelo intestino, além de hipocalcemia e hipocalemia pela perda de potássio e cálcio respectivamente por meio das fezes. Também pode causar severa desidratação por causa da perda de água por meio da evacuação.
Para reduzir o efeito irritante do sene você pode associá-la com outras ervas calmantes que irão diminuir esse afeito, tais como chás de ervas como a camomila ou erva-doce.
Lembre-se de que o chá de sene possui fortes propriedades laxativas e diuréticas, não sendo recomendado ingeri-lo por muitos dias seguidos. Além disso, é válido consumi-lo logo antes de dormir, já que seus efeitos demoram de 6 a 12 horas para se manifestarem, aparecendo logo ao acordar.
O sene possui propriedades laxativas, purgativas, antiácidas, depurativa e vermífuga, assim, pode ser utilizado no tratamento da prisão de ventre, cólica biliar, febre, gases, fissura anal, hemorroidas, doenças venéreas, doenças causadas por fungos, pressão alta, colesterol alto e doenças de pele e dos olhos.