O MMSE é o teste neuropsicológico mais comum para o rastreio da Doença de Alzheimer e de outras causas de demência. Avalia capacidades, tais como leitura, escrita, orientação e memória a curto prazo.
Que habilidades cognitivas são avaliadas através do teste do relógio?
Duro, D., Freitas, S., Tábuas-Pereira, M., Santiago, B., Botelho, M. A., & Santana, I. (2019). Discriminative capacity and construct validity of the Clock Drawing Test in Mild Cognitive Impairment and Alzheimer’ s disease. The Clinical Neuropsychologist, 33(7), 1159-1174. http://dx.doi.org/10.1080/13854046.2018.1532022.
Santana, I., Duro, D., Freitas, S., Alves, L., & Simões, M. R. (2013). The Clock Drawing Test: Portuguese norms, by age and education, for three different scoring systems. Archives of Clinical Neuropsychology, 28(4), 375-387. https://doi.org/10.1093/arclin/act016
Santana, I., Duro, D., Freitas, S., Alves, L., & Simões, M. R. (2015). Teste do Desenho do Relógio (TDR) [Clock Drawing Test, CDT]. In M. R. Simões, I. Santana & Grupo de Estudos de Envelhecimento Cerebral e Demência (Eds.), Escalas e Testes na Demência (3.ª ed.; pp. 38-43) [Scales and Tests in Dementia, 3rd ed.]. Porto Salvo: Novartis.
O Teste do Desenho do Relógio é um instrumento simples e de fácil aplicação. Pode ser executado de maneira rápida e objetiva.
Trata-se de um instrumento que avalia o raciocínio abstrato, a capacidade do sujeito de gerar estratégias de solução de problemas em resposta a condições mutáveis. Os critérios de resolução são inicialmente desconhecidos e mutantes, exigindo do respondente uma compreensão dos princípios lógicos do problema.
Nessa versão do teste, o sujeito é solicitado a dizer o maior número possível de palavras, num período de 60 segundos, para cada uma das letras (F, A e S). O escore total é dado mediante a soma de todas as palavras corretas iniciadas com as três letras. Gírias e palavras estrangeiras são considera- das corretas.
Leia uma vez até onde achar conveniente. Então, volte ao início do livro e leia a primeira linha. Peça a um aluno para ler a linha de volta, enquanto você aponta para as palavras. Também pode fazer isso em uma atividade de grupo, lendo a linha em voz alta e depois usar sempre um aluno diferente.
O Teste do Desenho do Relógio é um instrumento simples e de fácil aplicação. Pode ser executado de maneira rápida e objetiva. O examinador solicita verbalmente ao paciente que desenhe um relógio numerado de 1 a 12 numa folha de papel em branco. Em seguida, pede que desenhe os ponteiros indicando um determinado horário.
Teste do Desenho do Relógio (TDR) / Clock Drawing Test (CDR)
Freitas, S., & Simões, M. R. (2010). O Teste do Desenho do Relógio como instrumento de rastreio cognitivo [The Clock Drawing Test as a tool for cognitive screening]. Psicologia, Educação e Cultura, XIV(2), 319-338.
Goodglass, H., & Kaplan, E. (1983). The assessment of aphasia and related disorders. Philadelphia: Lea & Febiger.Sunderland, T., Hill, J. L., Mellow, A. M., Lawlor, B. A., Gundersheimer, J., Newhouse, P. A., & Grafman, J. H. (1989). Clock drawing in Alzheimer’s disease: A novel measure of dementia severity. Journal of the American Geriatric Society, 37, 725-729.
Duro, D., Freitas, S., Alves, L., Simões, M. R., & Santana, I. (2012). O Teste do Desenho do Relógio: Influência das variáveis sociodemográficas e de saúde na população portuguesa [The Clock Drawing Test: Influence of sociodemographic and health variables on the Portuguese population]. Sinapse, 12(1), 5-12.
Qual teste para Alzheimer?
O TDR tem sido usado como um instrumento de rastreio cognitivo útil para diferenciar desempenhos de grupos sem problemas cognitivos de grupos clínicos com declínio cognitivo, nomeadamente o Declínio Cognitivo Ligeiro (DCL) e múltiplas formas de demência. A investigação portuguesa com o TDR (listada a seguir) inclui estudos de validação com grupos com DCL e Doença de Alzheimer, assim como com as principais patologias neurogenerativas e vasculares com défice cognitivo associado (v.g., Demência Frontotemporal, Demência com Corpos de Lewy, Doença de Parkinson com demência e Demência Vascular). Inclui, igualmente, a análise dos vários sistemas de cotação e interpretação dos resultados, exame do impacto de variáveis sociodemográficas e de saúde, dados de natureza psicométrica e normativa, e correlação com variáveis biológicas e neuroimagem.
O resultado do teste pode ser imediatamente obtido por meio de escalas validadas por meio de observações científicas. No Brasil, a validação do teste do desenho do relógio foi feito pelo Instituto Martinelli e seus parceiros.
Atualmente, este teste é o segundo mais utilizado para o rastreio de demências. Surgiu em 1953 mas até 1986 foi usado principalmente para a verificação de distúrbios ligados às funções da região parietal do cérebro (percepção de sensações como o tato, a dor e o calor, entre outras).
O TESTE DO RELÓGIO DAS DEMÊNCIAS
Duro, D., Cerveira, P., Santiago, B., Cunha, M. J., de Lima, P. J. M., Botelho, M. A., & Santana, I. (2019). Clock Drawing Test in Mild Cognitive Impairment: Correlation with cerebral perfusion in single-photon emission computed tomography. Neuropsychology, 33(5), 617-632. http://dx.doi.org/10.1037/neu0000549.
Os mais utilizados foram o MEEM (versão de Brucki e colaboradores), o Teste de Fluência Verbal (categoria animais) e o Teste Span de dígitos (ordem direta e inversa). Os achados apresentados nessa revisão são relevantes não apenas para área da pesquisa observacional e experimental, mas também para a prática clínica.
Duro, D. (2020). the Clock Drawing Test in the detection of Cognitive Impairment: Validation studies for the Portuguese population. Tese de Doutoramento em Envelhecimento e Doenças Crónicas apresentada à Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. [PhD thesis]
TDR
O teste de fluência verbal é um instrumento de avaliação cognitiva breve que vem mostrando alto potencial. Objetivos: Verificar estudos publicados sobre desempenho de idosos com e sem comprometimento cognitivo em testes de fluência verbal (TFV).
Procedimento: Aproximar-se da pessoa a ser avaliada a uma distância mínima de 33 centímetros e fora do alcance do seu campo visual, fazendo-lhe uma pergunta em tom baixo de voz (sussurro) e verificando se ele escutou e se entendeu o que foi dito.
O teste do relógio é um recurso rápido para ser aplicado no consultório (em média 3 a 5 minutos) e traduz o padrão de funcionamento frontal e temporoparietal. As disfunções executivas podem preceder os distúrbios de memória nas demências.
Quais os testes para saber se tem Alzheimer?
O MMSE é o teste neuropsicológico mais comum para o rastreio da Doença de Alzheimer e de outras causas de demência. Avalia capacidades, tais como leitura, escrita, orientação e memória a curto prazo.
Como avaliar a capacidade cognitiva?
Os tipos de teste mais comuns são: Teste de Avaliação Cognitiva de Montreal (MoCA). Um teste de 10-15 minutos que inclui a memorização de uma pequena lista de palavras, a identificação da imagem de um animal e a cópia do desenho de uma forma ou objeto. Mini Exame do Estado Mental (MMSE).
O que avalia o MMSE?
O MMSE é uma escala de avaliação cognitiva prática e útil na investigação de pacientes com risco de demência, como é o caso de idosos. A escala apresenta sensibilidade de 84% e especificidade de 60% quando o tradicional ponto de corte 23/24 é utilizado em uma amostra de idosos atendidos num ambulatório de saúde mental.
O que é uma avaliação cognitiva?
Avaliação cognitiva investiga os processos de aprendizagem e de aquisição de conhecimento através da percepção, que tem como material a informação do meio em que vivemos e o que já está registrado na nossa memória.
Quais os sintomas de Alzheimer precoce?
10 Sinais de Alerta da Doença de Alzheimer
Perda de Memória. ...
Dificuldade em planear ou resolver problemas. ...
Dificuldade em executar tarefas familiares. ...
Perda da noção de tempo e desorientação. ...
Dificuldade em perceber imagens visuais e relações espaciais. ...
Problemas de linguagem. ...
Trocar o lugar das coisas.
Mais itens...
Qual a idade que começa o mal de Alzheimer?
A idade é o principal fator de risco para o Alzheimer e, muitas vezes, seus primeiros sintomas começam a aparecer após 65 anos.
Como saber se tenho tendência a Alzheimer?
10 Sinais de Alerta da Doença de Alzheimer
Perda de Memória. ...
Dificuldade em planear ou resolver problemas. ...
Dificuldade em executar tarefas familiares. ...
Perda da noção de tempo e desorientação. ...
Dificuldade em perceber imagens visuais e relações espaciais. ...
Problemas de linguagem. ...
Trocar o lugar das coisas.
Mais itens...
Como saber se uma pessoa tem mal de Alzheimer?
Entre os principais sintomas da doença de Alzheimer estão: perda de memória; dificuldade em resolver problemas; desorientação no tempo e espaço; dificuldade em realizar tarefas do cotidiano; problema de linguagem; trocar o lugar das coisas e alteração de comportamento.
O que é a capacidade cognitiva?
Já a capacidade cognitiva é a aptidão que cada um tem individualmente de interpretar os estímulos do ambiente em volta e também de si mesmo para tomar as decisões acerca do próprio comportamento. ... O desenvolvimento dessa inteligência cognitiva se faz com um constante e crescente processo de aprendizado.
Para que serve o Minimental?
O MMSE é uma escala de avaliação cognitiva prática e útil na investigação de pacientes com risco de demência, como é o caso de idosos. A escala apresenta sensibilidade de 84% e especificidade de 60% quando o tradicional ponto de corte 23/24 é utilizado em uma amostra de idosos atendidos num ambulatório de saúde mental.
Qual a finalidade do meem?
O mini exame do estado mental (MEEM), exame breve do estado mental ou teste de Folstein é um breve questionário de 30 pontos usado para rastrear perdas cognitivas. É comummente utilizado em medicina para rastrear demência.
Para que serve a avaliação cognitiva?
A importância da avaliação cognitiva se deve à sua capacidade de analisar como estão as funções mentais e de que forma uma pessoa é afetada por dificuldades neuropsicológicas. Dessa maneira, é possível saber quais são as habilidades cerebrais que estão comprometidas e quais estão com seu funcionamento preservado.
Quais os fatores são avaliados na avaliação cognitiva?
Por analisar o funcionamento cognitivo, a avaliação neuropsicológica conclui a existência ou não de distúrbios, tais como:
dificuldade de atenção e concentração;
perda de memória;
déficit de raciocínio;
demências;
transtornos de aprendizagem;
doença de Parkinson e Alzheimer.
24 de abr. de 2018
Como é o começo de Alzheimer?
Entre os principais sintomas da doença de Alzheimer estão: perda de memória; dificuldade em resolver problemas; desorientação no tempo e espaço; dificuldade em realizar tarefas do cotidiano; problema de linguagem; trocar o lugar das coisas e alteração de comportamento.
Como identificar Alzheimer precoce?
10 Sinais de Alerta da Doença de Alzheimer
Perda de Memória. ...
Dificuldade em planear ou resolver problemas. ...
Dificuldade em executar tarefas familiares. ...
Perda da noção de tempo e desorientação. ...
Dificuldade em perceber imagens visuais e relações espaciais. ...
Problemas de linguagem. ...
Trocar o lugar das coisas.
Mais itens...
Quais são os primeiros sinais do mal de Alzheimer?
Entre os principais sintomas da doença de Alzheimer estão: perda de memória; dificuldade em resolver problemas; desorientação no tempo e espaço; dificuldade em realizar tarefas do cotidiano; problema de linguagem; trocar o lugar das coisas e alteração de comportamento.
Quem tem mais chance de ter Alzheimer?
Na verdade, de acordo com o relatório anual de Alzheimer mais recente ⅔ das pessoas com Alzheimer são mulheres! De acordo com a Associação Americana de Alzheimer, ser mulher é o segundo maior fator de risco para o surgimento da doença (em primeiro lugar está ter idade avançada).
Como identificar perda de memória?
Avaliação da perda de memória
Dificuldade em executar atividades diárias habituais.
Dificuldade em prestar atenção e flutuações no nível de consciência – sintomas que sugerem delirium.