Camapu: a planta que ajuda na recuperação de Alzheimer e Parkinson. Camapu, fisalis ou juá-de-capote é muito comum aqui no nosso país, em diversas regiões. ... Mas, pelo visto, essa substância do talo do camapu é muito complexa e há dificuldades na sua sintetização, mas a planta é de fácil reprodução, com ciclo bianual.
Extratos da casca e das folhas são usadas para aliviar problemas gástricos. Quando agitadas em água, possuem propriedades espumígena, usada como tônico capilar, limpeza dos dentes, anticaspa e doenças de pele. É usada na arborização urbana e no paisagismo, devido a ótima sombra que proporciona.
Seu consumo pode ser feito in natura – apenas retirando as folhas do redor – ou mesmo em receitas doces e salgadas. Mas não foi a sua versatilidade a responsável por tanto sucesso: a physalis ganhou fama por ser muito saudável e recheada de vitaminas e minerais, como ferro, por exemplo.
Poda-se após a colheita dos frutos, a uma altura de 20-30 cm do solo. Eliminam-se os ramos secos pela base. Não necessita. Mas é uma boa altura para ir podando a madeira seca, uma vez que nesta altura do ano o contraste entre ramos verdes e ramos secos é bastante notória.
Segundo Renata, a pitaya cai bem em preparações com iogurte, na elaboração de geleias e na salada de frutas. Na forma congelada, vira um saboroso picolé natural. “Já com a casca dá para fazer chá em infusão. Ele é rico em antioxidantes e tem alto pode diurético”, garante a nutricionista do Oba Hortifruti.