Holometabolismo, também denominado metamorfose completa, é um termo aplicado para nomear o tipo específico de desenvolvimento observado em um grupo de insetos que inclui quatro estágios de vida – a fase de ovo ou embrionária, a fase larval, a fase de pupa e a fase de imago ou adulta.
Na presente pesquisa abordou-se as fases de desenvolvimento segundo Jean Piaget, voltadas a maturação biológica, as quais se remetem a quatro estágios: sensório motor (do nascimento até aproximadamente os 2 anos), pré-operacional (dois a sete anos), operacional concreto (sete aos 12 anos) e operações formais (a partir ...
São seres que sofrem metamorfose, ou seja, sofrem mudanças em seu corpo até se tornarem adultos. Como os indivíduos jovens e adultos são completamente diferentes, dizemos que a metamorfose das borboletas é completa. A vida de uma borboleta pode ser dividida em quatro estágios: ovo, larva, pupa (ou crisálida) e adulto.
A transformação ocorre em quatro fases: a do ovo, da larva, da pupa e o estágio adulto. O ciclo começa com os ovos, postos pela borboleta geralmente em folhas de planta.
Os répteis são animais que possuem como características principais o corpo com poucas glândulas, impermeável e coberto por escamas e/ou placas ósseas; a presença de pulmões bastante eficientes; e ovos com casca e anexos. Tais características permitiram com que pudessem viver em ambiente terrestre sem muitos problemas.
Os répteis atuais são representados por quatro ordens: Testudines, Crocodylia, Squamata e Rhynchocephalia. A pele dos répteis é seca, sem glândulas mucosas, e revestida por escamas de origem epidérmica ou por placas ósseas de origem dérmica. Com tais características a pele dos répteis apresenta grande resistência.
Que características um animal precisa ter para ser classificado como réptil? R: Os répteis são animais que rastejam e são providos de uma pele em forma de uma dura carapaça ou escamas que os protegem. São pecilotermos (sangue frio).