O Fluoreto de Sódio é indicado para prevenir os dentes de cáries. Ele repõe a mineralização dos dentes, promove fortalecimento e dessensibilizante pacientes em processo de clareamento dental.
Em química, fluoreto é a forma iônica do fluor. Como todos os demais halogênios, o fluor forma um íon de carga monovalente negativo. Os exemplos de compostos comuns de fluoreto incluem ácido fluorídrico (HF), fluoreto de sódio (NaF) e hexafluoreto de urânio (UF6). ...
O flúor sistêmico é aquele usado de forma ingerida, que sera incorporado ao esmalte durante sua formação. Portanto, deve ser administrado durante o processo de formação dentária. ... A superdosagem, isto é, o excesso de flúor ingerido, pode levar a um problema no esmalte dentário chamado fluorose.
Apesar de ser necessário ao organismo, o flúor, quando em excesso, pode causar manchas brancas nos dentes, osteoporose e até mesmo a morte por envenenamento. O flúor é um elemento tóxico aos humanos e à natureza, que também sofre danos quando ele é levado por esgoto (veja mais aqui e aqui).
O flúor ajuda a prevenir as cáries de duas maneiras distintas: O flúor se concentra nos ossos em crescimento e nos dentes em desenvolvimento das crianças, ajudando a endurecer o esmalte dos dentes de leite e permanentes que ainda não nasceram.
Segundo alguns pesquisadores o gel de flúor fosfato acidulado forma mais fluoreto de cálcio no esmalte do que o gel neutro, sendo mais eficiente em reduzir a desmineralização do esmalte e, portanto, sendo preferíveis à aplicação de géis neutros 11.
A aplicação pode ser feita na forma de gel ou espuma, através de moldeiras ajustáveis, deixando o flúor em íntimo contato com a superfície dental num período de 2 a 4 minutos. O flúor também pode ser aplicado sob os dentes na forma de verniz.
Nesse sentido, pesquisaram-se crianças que residiam no mesmo local desde o nascimento até os 6 anos de idade, que é o período de risco para a fluorose dentária.
A fluorose dental torna-se então um problema relevante em saúde pública, porque em suas formas moderada ou severa, provoca alterações funcionais e estéticas que interferem na formação da personalidade, na inserção no mercado de trabalho, exige tratamento odontológico de alta complexidade em casos mais graves, tem ...
A fluorose é um defeito do esmalte dentário. Este defeito do esmalte pode ser classificado em: muito leve (manchas brancas muito pequenas), leve (manchas brancas pequenas), moderadas (manchas brancas maiores) severas e muito severas (manchas acastanhadas de maior intensidade).
O Índice Periodontal Comunitário (IPC) foi obtido por meio da sondagem do sulco gengival ou bolsa periodontal de seis pontos, em cada um dos 10 dentes-índice (17, 16, 11, 26, 27, 37, 36, 31, 46 e 47), sendo que o IPC permite avaliar a condição periodon-tal quanto à higidez, sangramento e presença de cálculo ou bolsa.
Envolve grupos de dentes que se formaram no mesmo tempo (dentes homólogos).
O principal sintoma de cárie é a dor de dente, no entanto outros sinais e sintomas que podem surgir e serem indicativos de cárie são:
"A melhor maneira de tratar é com a microabrasão, um tratamento feito no consultório odontológico que une a aplicação de flúor e pedra pomes", explica. Já na fase adulta, o paciente também pode optar pelo clareamento dental ou colocação de facetas de porcelana para esconder as manchas.